Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Há oito anos, o produtor Adalberto Pereira Lacerda decidiu trocar as lavouras de milho e arroz pela ovinocaprinocultura. Na Fazenda Fortuna, em Itapiratins (TO), ele iniciou a criação de carneiros e ovelhas e conquistou espaço nos mercados de Colinas e Itapiratins (ambos no Tocantins) e em Teresina, capital piauiense. Buscando aprimorar o trabalho que hoje faz, voluntariamente, ele passou a integrar o Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência promovido pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito).

“O programa leva aos criadores e produtores a orientação técnica para que possam trabalhar suas culturas da melhor maneira possível, e os resultados sejam potencializados”, explica a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani.

Na Fazenda Fortuna, Adalberto Pereira Lacerda tem hoje cerca de 150 animais, criados de maneira improvisada, de acordo com os engenheiros e técnicos agrícolas do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência. “Entre outras situações observadas, propomos ao produtor que ele utilize o dobro da área que hoje usa para a sua criação, além de plantar o capim adequado para reforçar a alimentação do rebanho e adequar a estrutura onde os animais ficam”, comenta o técnico agrícola Carlom Gomes da Silva.

Para Adalberto Pereira Lacerda, após a sua integração ao programa, vários produtores e criadores locais já começaram a lhe abordar para saber como podem fazer para melhorar as suas criações também. “Está valendo a pena participar desse programa. Fora o ganho que terei no rebanho, estou ganhando algo muito valioso: o conhecimento”, assegura o produtor.

Unidades Demonstrativas

Propriedades modelos do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Produção Familiar de Subsistência, as Unidades Demonstrativas (UDs) serão montadas nos municípios da área de influência direta da Usina de Estreito, localizados nos estados do Maranhão e Tocantins.

Em cada um delas, será possível aos produtores e criadores da área de influência direta da Usina de Estreito acompanhar a evolução do trabalho orientado pelos técnicos do Programa e os resultados alcançados pelos produtores/criadores. Outras três UDs já foram instaladas nos municípios tocantinenses de Barra do Ouro (arroz e feijão), Goiatins (melancia) e Filadélfia (galinha caipira).

A participação no programa é voluntária. Uma vez identificado o público alvo, foi elaborado o plano de assistência técnica dando as diretrizes de como a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) irá atuar junto às comunidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito