Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Associação dos Papiloscopistas do Estado do Tocantins - ASPETO realizará nesta sexta-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal de Palmas, Cerimônia de Posse da sua nova diretoria para o biênio 2010/2011.

A Aspeto é uma das entidades representativas de servidores da Segurança Pública no Estado do Tocantins e seus filiados são Profissionais especializados em Perícia Papiloscópica e Identificação Criminal. Além disso, os serviços de Identificação Civil, realizados também pelos papiloscopistas, absorverão a emissão do Registro de Cadastro Civil - RIC, que será implantado em todo o País e reunirá em um só cartão inteligente, os documentos de identidade, CPF, Título de Eleitor, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação.

Os papiloscopistas de todo o País esperam que o Projeto de Lei 5649 de autoria da Senadora Ideli Salvati (PT) que reconhece esses profissionais como Peritos Oficiais seja sancionado ainda no primeiro semestre deste ano.

Segundo o presidente da Aspeto, Iranilto Sales, as discussões sobre a oficialidade e o caráter pericial do trabalho realizado pelos papiloscopistas já estão superadas e tanto o Supremo Tribunal Federal, quanto as duas casas do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) já reconheceram que a categoria deve estar no rol dos peritos oficiais.

"O Projeto de lei está na mesa da Câmara e se não fosse a ação protelatória de apenas um deputado, já poderia estar nas mãos do presidente Lula para sanção", afirma Sales.

O representante dos Papiloscopistas afirma ainda que todos os senadores e deputados federais do Tocantins foram procurados e apoiaram o projeto durante sua tramitação no Congresso Nacional.

Na cerimônia de transferência de cargos haverá um Painel sobre o RIC e a presença de várias autoridades, principalmente de Policiais Civis de Palmas e do Interior do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa