Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

O Governo do Estado assinou na última sexta-feira, 28 de maio, convênio com os primeiros 39 municípios tocantinenses para pavimentação urbana com bloquete. Nesta primeira etapa serão investidos mais de R$ 26 milhões e pavimentados 490.643,97 metros quadrados de ruas. A primeira parcela para os 39 municípios, no valor total de R$ 8,7 milhões, já será creditada nesta sexta-feira, 04 de junho. Os recursos são do Tesouro Estadual.

A assinatura destes convênios com os municípios é resultado das ações na área de infraestrutura da Caravana Acelera Tocantins. Em todos os municípios já visitados, o governador Carlos Henrique Gaguim assinou a autorização para que cada cidade elaborasse seus convênios. Dos 126 municípios já visitados pela Caravana, as 39 prefeituras que receberão os recursos já providenciaram a documentação necessária para formalizar os convênios. Vale lembrar que a oficialização desses convênios independe da ordem de visitação aos municípios pela Caravana, mas do tempo que as prefeituras utilizam para organizar a documentação e estarem aptas a iniciar o processo licitatório, para posterior execução das obras.

No convênio assinado, cada prefeitura contratará a empresa para realização da obra por meio de licitação. “Decidimos realizar a Caravana porque o Governo tem compromisso com o Estado. A nenhum município levamos promessas, mas obras e ações de verdade. E a meta do Governo é aumentar o número de convênios assinados. A parceria é com todas as 139 prefeituras do Tocantins”, disse o governador Carlos Gaguim.

Ecologicamente correto

A pavimentação de ruas com bloquete é mais um importante benefício levado à população pelo Governo do Estado. De acordo com o governador Carlos Gaguim, além de ser uma ação ecologicamente sustentável, desenvolve o emprego e renda nos municípios que não têm pavimentação asfáltica. “Sei da realidade de todos esses municípios. E essa pavimentação é um ganho para cada morador, para cada família, e também para o nosso meio ambiente”, concluiu Carlos Gaguim

Municípios beneficiados

Os primeiros municípios atendidos são: Aliança, Augustinópolis, Aurora, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Figueirópolis, Natividade, Nazaré, Combinado, Nova Rosalândia, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Pium, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre, Pugmil, Rio da Conceição, São Valério, Taguatinga, Ananás, Araguanã, Araguatins, Chapada da Natividade, Crixás do Tocantins, Dueré, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Luzinópolis, Maurilândia, Recursolândia, Riachinho, Santa Rita do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Sucupira, Taipas do Tocantins, Talismã e Tocantinópolis.

Fonte: Secom