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Diminuição do nível de emprego, baixa no nível salarial, e queda de consumo atual são alguns dos fatores que motivam o decréscimo da intenção de gasto dos consumidores palmenses. É o que revela a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada pela Fecomércio Tocantins e Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em maio o indicador apresentou variação de 2,2%, caindo de 155,3 pontos, registrados em abril, para 151,8 pontos.

Dos sete itens que compõem o ICF quatro apresentaram baixa. Um detalhe interessante apontado pela pesquisa é que apesar do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) já ter voltado a incidir integralmente sobre a maior parte dos bens duráveis, as famílias palmenses ainda consideram o momento propício para a aquisição desse tipo de produto. Em abril este item teve uma queda considerável em relação a março (de 180,4 em março para 158,8 em abril), mas em maio o número voltou a subir, crescendo para 166,4 pontos.

Um dos motivadores para estimular o consumidor a gastar com bens duráveis pode ser a facilidade em obter crédito na hora da compra. Segundo a ICF, o acesso ao crédito subiu 11,7% em maio. O que indica que nos próximos três meses o consumo pode ser elevado. Constatando isso, a pesquisa aponta crescimento de 1 % na perspectiva profissional, um dos fatores que mais influenciam na decisão dos consumidores.

A pesquisa foi realizada em Palmas, na última semana de maio e corresponde a dados atuais, com avaliações dos meses anteriores e até seis meses à frente. Foram entrevistadas 500 famílias com margem de erro de 0,035 sob o nível de confiança de 95%.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fecomércio