Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Toda criança menor de 5 anos de idade deve ser vacinada contra a Paralisia Infantil, neste sábado, dia 12, entre 08 e 17 horas, em um dos 60 postos espalhados por Palmas. A abertura oficial da primeira etapa da campanha será na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, no Jardim Aureny III, às 8:15, com animação de palhaços e presença das autoridades de saúde.

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) pretende imunizar cerca de 19 mil crianças. De acordo com o secretário Samuel Bonilha, grande estrutura está sendo montada para disponibilizar 60 postos de vacinação. “Cerca de 950 servidores da Semus, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e colaboradores vão atuar para garantir que todas as crianças palmenses sejam vacinadas” - assegura Bonilha.

A doença

A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença causada pelo vírus, polioenterovírus, que traz consequencias graves para as crianças, com sequelas que perduram por toda a vida, como a impossibilidade ou grande dificuldade para se movimentar. Graças às campanhas de vacinação em massa, Palmas e o Brasil encontram-se livres de novos casos da doença desde 1989. Isso quer dizer que estamos a salvo? Não! Infelizmente, o vírus ainda causa a paralisia infantil em alguns países, como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e ela pode ser trazida de volta ao Brasil, através de viajantes. Daí a necessidade de prevenção.

Fonte: Ascop