Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Acontece nesta sexta-feira e sábado, 12, o 1º Encontro Estadual do Movimento Comunitário do Tocantins, em Palmas, na Escola Municipal Vinicius de Morais, na 706 Sul.

O objetivo do encontro é fortalecer as entidades comunitárias do Tocantins, Associações de Moradores, Sociedade de Amigos de Bairros, Associações Comunitárias de Juventude, Idosos e Mulheres, Consegs, líderes e militantes do movimento comunitário.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, a presidente da Federação das Associações Comunitárias e Moradores do Tocantins (FACOMTO), Veneranda Rosa de Oliveira Elias, disse que o encontro servirá para reivindicar um maior respeito às lideranças comunitárias, “o líder é um elo maior entre as comunidades e os gestores”, afirmou.

Para a presidente, atualmente está havendo um “sufocamento” das lideranças comunitárias na medida em que existe interferência política na eleição de líderes. “Ganham os líderes de políticos que pagam mais”, disse.

Neste primeiro encontro está prevista a participação de representantes do Governo do Estado e também da Prefeitura de Palmas, além de lideranças políticas.

Programação

11/06 - Sexta

19 h- Credenciamento

19h30-Abertura Oficial

20h30-Noite Cultural

12/06 – Sábado

8h – 1º Painel – O Papel Político e Social das Entidades Comunitárias

9h – Plenária

10h – 2º Painel – Apresentação de Análise da Conjuntura Nacional da Ação Comunitária

11h – Plenária

12h – Almoço

14h -3º Painel – A organização e Representatividade do Conjunto das Associações de Moradores e entidades afins no Estado do Tocantins, mantendo a autonomia de cada uma na sua área de atuação.

15h – Plenária

16h – Encaminhamentos de Organização do Movimento Comunitário no Tocantins, Planejamento de Ações para o 1º Congresso da Facomto

17h30 – Encerramento com a entrega de certificados

18h – Confraternização