Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O vereador de Araguaina e presidente da União dos Vereadores do Tocantins – UVT, Gideon Soares em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta sexta, 11, comentou sobre o envolvimento da entidade nas eleições de outubro. Nesse sentido ele pontuou que os pré-candidatos precisam valorizar os vereadores.

“Os vereadores são a base de tudo, somos a base política dos deputados e ainda o canal junto com os prefeitos”, disse o vereador. Nesse sentido ele declarou apoio para a reeleição do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e para os candidatos da majoritária.

“Como membro do PMDB e presidente da entidade não posso deixar de dizer que o projeto do governador é o melhor para o Estado”, afirmou. Questionado sobre o apoio dos vereadores vinculados na entidade ele evitou comentar. “Tenho conversado com vários vereadores mas como presidente preciso respeitar a questão partidária de cada um”, conta. Gideon

A UVT conta hoje com 51 Câmaras cadastradas o que totaliza a participação de 400 vereadores. Gideon não descartou a possibilidade de fazer um levantamento para verificar a análise dos vereadores sobre o processo eleitoral de outubro.

Na Câmara de Araguaina, o apoio ao nome do governador, mesmo de vereadores de partidos aliados, é unânime agora que a ex-prefeita do município Valderez Castelo Branco (PP) será a vice na chapa de Gaguim. Para Gideon, essa coligação fortalece ainda mais a reeleição do governador.

Pré-candidatos

Ele aponta que a entidade busca abrir diálogo com os pré-candidatos para que as candidaturas dos vereadores sejam incentivadas. “ A UVT vai fazer um movimento inclusive para que os vereadores sejam incluídos como suplentes de senadores”, disse.