Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Prefeito de Palmas, presidente do Consórcio Intermunicipal do Lago – CI Lago, Raul Filho (PT), participa nesta segunda-feira, 14, de reuniões junto aos Ministérios das Minas e Energias (MME) e do Meio Ambiente (MMA). Na ocasião serão tratadas questões relativas aos impactos sofridos pelos municípios que estão às margens do Lago da Usina Luiz Eduardo Magalhães.

A primeira audiência será às 11h, no Ministério do Meio Ambiente e em seguida, às 15h, Raul Filho será recebido no Ministério de Minas e Energia. Nas duas oportunidades o Prefeito deverá expor sobre os problemas enfrentados pelos municípios impactados pela construção da Usina, principalmente pelo não cumprimento de alguns dos Planos Básicos Ambientais (PBA´s) por parte do consórcio construtor da Usina, Investco-SA..

De acordo com o CI-Lago, com a formação do Lago da Usina, as famílias do entorno foram prejudicadas, tendo que abandonar suas terras e muitas delas ainda não foram assistidas pela Investco, o Consórcio de empresas formado para construir a Usina. As prefeituras e os ribeirinhos querem apoio para resolver os problemas sociais e econômicos criados juntos com a chegada da Hidrelétrica, além da realização de ações que possam promover o desenvolvimento sustentável dos municípios.

O CI-Lago é formado pelos municípios de Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Miracema, Lajeado e Tocantínia.

Fonte: Ascop