Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O caso das bicicletas distribuídas aos Pioneiros Mirins pela Fundação homônima ganhou repercussão na imprensa nacional. Com o título “PF apreende 1.250 bicicletas dadas pelo governo do TO”, a notícia é destaque da edição de hoje da Folha de S. Paulo. Na Folha Online, a reportagem também publica um vídeo que mostra o prefeito e o presidente da Câmara de Natividade pedindo “apoio” para o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), pré-candidato à reeleição.

A mesma reportagem com o mesmo vídeo está publicada no blog de Fernando Rodrigues, onde ele trata o caso como “potencial escândalo” e destaca a ironia da semelhança entre o caso das bicicletas e o caso dos “óculos a perder de vista”, citação feita por ministro do Supremo Tribunal Federal em sessão que cassou o mandato do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) em 2009.

Já o portal Terra publicou a matéria com o título “ TO: doação de 1.250 bicicletas é suspeita de crime eleitoral”.

O vídeo em que o presidente da Câmara e o prefeito de Natividade pedem “apoio” ao gonvernador Carlos Gaguim foi gravado pouco antes de a Polícia Federal iniciar a apreensão das bicicletas, em cumprimento à determinação da Justiça Eleitoral. O vídeo publicado nos veículos de imprensa foi juntado aos autos (protocolado na última segunda-feira, 21) do processo que tramita no TRE/TO pedindo o cancelamento das doações das bicicletas.

Em 2002, ano eleitoral, o ex-governador Siqueira Campos também distribuiu bicicletas aos Pioneiros Mirins, entretanto, a legislação eleitoral era outra.