Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araujo

O governador Carlos Henrique Gaguim afirmou que o projeto de implantação do Porto de Praia Norte, que teve suas obras lançadas na tarde deste sábado, 26, no município de Praia Norte, região do Bico do Papagaio, vai gerar economia no transporte de produtos e competitividade no mercado externo. De acordo com Carlos Gaguim, após a inauguração da Eclusa de Tucuruí – em setembro deste ano – o Porto já começará a funcionar recebendo cargas da Zona Franca de Manaus e enviando para lá alimentos e grãos produzidos no Tocantins.

O empreendimento contará com investimentos de cerca de R$ 372 milhões. “O Porto abre as portas do Tocantins para o mundo. Será através dele que nossos produtos chegarão à China, Estados Unidos e a toda a Europa”, enfatizou Carlos Gaguim.

O Porto de Praia Norte viabilizará a concretização da estrutura logística do Tocantins, que está sendo planejada com base em quatro modais de transporte: ferroviário (Ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste), hidrovia (Porto de Praia Norte), aéreo (alfandegamento do aeroporto de Palmas) e rodoviário, que já vem sendo melhorado a partir das ações do governo do Estado.

Será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico, entre os principais portos do Brasil: o de Manaus (AM), e o de Belém (PA). Com a finalização da obra da eclusa de Tucuruí, no Pará, prevista para setembro deste ano, será possível navegar de Manaus até Praia Norte, num trajeto de mais de 3 mil quilômetros.

De acordo com o secretário estadual de Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, o Porto de Praia Norte abrirá uma grande fatia do mercado consumidor para o Tocantins, pois além de reduzir os preços em função da facilidade do transporte, o Estado poderá escoar sua produção de frutas, carnes, derivados de leite e grãos para abastecer Manaus e todo o mercado do Amazonas. “Para se ter uma ideia, esperamos trazer para o Porto de Praia Norte cerca de 350 carretas por dia, que serão distribuídas a partir do nosso Estado, gerando divisas e mais competitividade”, destacou Valduga.

Ainda segundo Valduga, a Eurolatina - empresa do setor logístico que está executando o projeto - já está negociando a instalação de grandes empresas no Porto de Praia Norte. “Na realidade a moto Honda já solicitou um estudo de viabilidade, pois há o interesse da empresa em se instalar no Porto”. A moto Honda hoje transporta 10% da produção de Manaus, cerca de 120 carretas por dia.

O prefeito de Praia Norte, Gilmar Alves Pinheiro, comemorou o lançamento da obra. “Eu acredito que esse Porto trará inúmeras oportunidades e alternativas para o nosso município e também para todo o Estado. Queremos aproveitar a oportunidade e inserir a juventude do Bico do Papagaio no mercado de trabalho, e isso será feito de forma planejada, com capacitação e encaminhamento às novas vagas de emprego que serão geradas”, afirmou.

Fonte: Secom