Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece no próximo sábado, 3, a edição 2010 do Festival Internacional Palmas para a Capoeira. O evento será aberto ao público a partir das 18h na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, localizada na 405 Norte (antiga Arno 42).

De acordo com Raphael Vieira (Cego), o evento contará com ampla programação voltada para capoeiristas além de apresentação aberta ao público. “Serão apresentações folclóricas, batizado, troca de cordas e a formatura”, destacou.

A formatura, ainda segundo Cego, segue os moldes acadêmicos, na qual comparecem um orador, um paraninfo e um padrinho ou madrinha da turma. Para se formar, o capoeirista precisa passar pela prova do “tira-medalha”, que consiste em jogo com um mestre, no qual o capoeirista precisa defender uma medalha presa ao peito. “O mestre precisa tirar a medalha com o pé. Se a medalha cair, não forma”, completou.

Vieira destacou também que na ocasião estarão presentes capoeiristas de diversas partes do Brasil, além de representantes do México e mestres de renome internacional dentro do esporte. “Serão nomes como os dos mestres Tabosa, Squisito, Itapoã, Pombo de Ouro, e muitos outros”, informou.

Relação completa dos Mestre presentes:

SQUISITO-DF, TABOSA-DF, ANGOLEIRO-DF, VEINHO-DF, POMBO DE OURO-DF, PAULÃO-DF, ITAPOAN- BA, LÉO PIVETTE-RJ, SABIÁ-PB, ZÉ MARIA-BA, ADELMO-SP, TAMBOR-TO, FUMAÇA-TO, ÍNDIO-TO, BIZORRO-TO, JEAN SURFISTA-TO, ALEGRIA-TO, HUGUINHO-DF, JOMAR-DF, QUEQUEL-DF, CARLINHOS-BA

Organização: Terreiro Capoeira