Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após meses de trabalho resultando em um relatório de autoavaliação (250 pontos), onde são observadas dificuldades e ao mesmo tempo apontadas ações que oportunizam melhorias, quatro instituições: Polícia Federal no Tocantins, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Polícia Militar do Estado receberam certificação do Gespública - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, coordenado pela Secad – Secretaria da Administração em parceria com instituições públicas e privadas.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 29, no auditório do Ministério Público Estadual com as presenças do secretário da Administração, Eugênio Pacceli, representando no ato o governador Carlos Henrique Gaguim, do procurador geral do MPE, Clenan Renaut de Melo, da defensora pública geral, Estellamaris Postal, do superintendente da Polícia Federal, César Augusto Martinêz e do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Gilberto Nogueira, representando o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Benvindo de Souza Sobrinho.

O procurador geral do MPE, Clenan Renaut de Melo salientou em seu discurso que o Gespública é uma realidade na instituição e apontou várias oportunidades de melhorias que já estão implantadas como o Planejamento Estratégico, criação da Ouvidoria, Portal da Transparência, entre outros.Já a defensora geral, Estellamaris Postal afirmou que foram seis meses de muito trabalho e que apesar dos esforços é preciso avançar ainda mais em busca da excelência na gestão. “Estamos com o foco voltado para o cidadão que é o nosso principal cliente”, ressaltou a defensora.

O superintende da PF no Tocantins, César Augusto Martinêz, agradeceu ao secretário Eugênio Pacceli por ajudar na implantação do Gespública no órgão, por meio dos técnicos cedidos para as capacitações e afirmou que no relatório final foram geradas mais de 100 oportunidades de melhorias com perspectivas de implantar no próximo ano.

Já o chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Gilberto Nogueira, representando o comandante Geral da PM, agradeceu toda a corporação pelos resultados alcançados e disse que o principal resultado foi a conscientização e a criação da cultura de excelência e que o Gespública veio realmente para melhorar o Estado. “Ainda não estamos satisfeitos, queremos mais”, conclamou o coronel.

Eugênio Pacceli finalizou o evento discursando sobre a felicidade de ter, além das instituições certificadas, outras já aderindo ao Programa iniciando uma nova etapa. “Eu comemoro muito essas novas adesões e digo sempre que o sonho que a gente sonha junto torna-se realidade”, afirmou.

Ainda no evento aderiram ao Programa a UFT - Universidade Federal do Tocantins, a Diretoria Regional da Defensoria Pública de Guaraí, o 1º Batalhão da Polícia Militar em Palmas, o 2º Batalhão da Polícia Militar em Araguaína, o 5º Batalhão da Polícia Militar em Porto Nacional, o SIOP – Sistema Integrado de Operações da PM.

O Gespública foi desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desde 2005 em todo o país, e no Tocantins tem a Secad como coordenadora Executiva do NEP – Núcleo de Excelência da Gestão Pública no Tocantins.

Fonte: Secom