Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, foi divulgada nesta terça-feira, 29, pesquisa eleitoral do Instituto Skala onde o pré-candidato Siqueira Campos (PSDB) aparece tecnicamente empatado com o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Os dados mostram na intenção de voto espontânea, 29,5% e 27,6% respectivamente. O Conexão Tocantins teve acesso à pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral onde não constam ainda os dados para a disputa ao Senado.

O candidato do PT, já homologado em convenção, Paulo Mourão aparece com 2,2%. A pesquisa revela que cerca de 39,4% dos entrevistados estão indecisos e não sabem ainda em quem vão votar. O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Marcelo Miranda também foi citado com 0,7% de votos na espontânea.Para outros nomes, o índice é de 0,6%.

Na modalidade estimulada Siqueira aparece com 41,8%, Carlos Gaguim com 38,1% e Mourão com 5,7%. Os indecisos pontuam 12,3% dos entrevistados.

Foram entrevistadas 7.370 pessoas acima de 16 anos de ambos os sexos e diferentes níveis sócio-econômicos. Os dados foram coletados nos dias 21 a 26 de junho de 2010.Essa é a segunda pesquisa divulgada sobre as eleições desse ano.

A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovina, Suína, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins - Sindicarnes, presidido por Joaquim Carlos Sabino dos Santos.

Segundo turno

A pesquisa mostrada traz ainda uma projeção para uma disputa no segundo turno entre Gaguim e a ex-prefeita de Araguaina, Valderez Castelo Branco (PP) e Siqueira e o deputado federal João Oliveira (DEM). Siqueira pontua nesse quesito com 43,0% e Gaguim com 41,6%. Os indecisos somam 12,2% nessa projeção e ainda 3,3% não votariam em nenhum.

Rejeição

O candidato do PT, Paulo Mourão continua liderando o índice de rejeição como mostrado na pesquisa Ibope/Sinduscom. Nessa pesquisa ele teve 26,1% da rejeição, seguido por Siqueira com 22,9% e Gaguim em terceiro com 14,7%. Cerca de 28,9% não rejeita nenhum dos candidatos e ainda 7,4% não opinaram.

Aprovação do governo

Segundo os números do Skala, 70,1% dos entrevistados aprovam o governo Gaguim e 18,8% desaprovam a gestão do peemedebista. Outros 11,1% não opinaraam.