Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Faculdade Guaraí teve mais uma de suas propostas (projetos de captação de recursos) aprovada por agências de financiamento, desta vez a Comunidade Matinha, em Guaraí,  foi beneficiada por Projeto de Geração de Renda.

O Edital do Instituto HSBC Solidariedade de Geração de Renda para Comunidades (2010) teve concorrência de 19 projetos por vaga, sendo selecionados 10 (dez) projetos no Brasil, dentre eles o Projeto Matinha, que será desenvolvido na Comunidade Tradicional Matinha (localizada entre Guaraí e Colméia).

Segundo o Prof. Nelson Russo (responsável pela elaboração do projeto), três frentes de trabalho serão iniciadas com o apoio da Faculdade Guaraí – FAG, a primeira enfoca a organização da cadeia produtiva de agroecológicos e de mel (inclusive com a implantação de uma nova Casa de Farinha e cursos de agroecologia e apicultura a serem implementados pela FAG – Faculdade Guaraí).

A segunda frente de ação é a redução de utilização de sacolas plásticas, nas 25 feiras que a comunidade abastece com suas hortaliças (atualmente são utilizadas cerca de 35 mil sacolas plásticas por mês – somente pelos produtores da Matinha), com a adoção de sacolas de tecido reutilizáveis e com cartão de fidelidade, que garante gratuidade na décima compra de verduras. Por fim, a terceira frente de trabalho a ser desenvolvida é a organização administrativa das duas associações da comunidade, inclusive encaminhando uma delas à qualificação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, pelo Ministério da Justiça.

Caberá à Profa. Patrícia Pereira Costa (coordenadora do Projeto Matinha na FAG) a implementação das ações, inclusive a estruturação de cronogramas de trabalho e de cursos, sabe-se que os professores a serem envolvidos serão todos voluntários, assim como os acadêmicos já selecionados pelo edital de Estágio da COPPEX/FAG.

Os resultados do edital estão dispostos no site do Instituto HSBC Solidariedade (www.porummundomaisfeliz.org.br).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ FAG