Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o objetivo de gerar o desenvolvimento de forma sustentável do povoado de Matinha, pesquisadores da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e a comunidade do local, que está próximo ao município de Guaraí (a 180 km de Palmas), irão unir conhecimentos científicos e tradicionais na realização do Projeto Matinha. O objetivo é realizar e apoiar ações que promovam a economia solidária e a geração de renda no povoado.

O projeto vai ser financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade por meio do edital de Projetos de Geração de Renda para Comunidades 2010 e concorreu com outras 189 propostas. Segundo o pesquisador Nelson Russo, que irá coordenar as ações, os trabalhos serão voltados para a organização da cadeia produtiva e administrativa das associações que fazem parte do povoado.

Russo informou que a proposta é implantar uma nova casa de farinha e realizar cursos de agroecologia e apicultura para alcançar melhores resultados com os produtos. “Além disso, nós vamos trabalhar para a redução do uso de sacolas plásticas em todas as feiras que a comunidade abastece com suas hortaliças. Isso porque, atualmente, só os produtores da Matinha utilizam cerca de 35 mil sacolas plásticas por mês”, destacou o pesquisador.

Fonte - Assessoria de Imprensa/ Unitins