Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Controle de Zoonoses, (CCZ), realiza ação contra dengue e calazar nesta quarta-feira, 21, a partir das 8h, na quadra 607 Norte.

Durante a ação, equipes de Agentes de Endemias do CCZ realizarão manejo ambiental, inspeção nas 547 residências da quadra e remoção de possíveis depósitos de água parada que se transformam em criadouros de mosquitos.

“O trabalho aborda ainda a orientação dos moradores e a entrega de material educativo, já que a maior concentração de criadouros do mosquito Aedes aegypti se encontra dentro das residências. O morador precisa ser conscientizado de que ele é o principal colaborador no combate à dengue e ao calazar” – adverte Samuel Bonilha, secretário da Saúde

A Leishmaniose visceral, mais conhecida como calazar, possui um vetor diferente do da dengue. “No caso do mosquito palha, transmissor do calazar, é preciso redobrar os cuidados quanto ao acúmulo de lixo nos quintais e terrenos baldios. O mosquito transmissor dessa doença se alimenta de material orgânico, como restos de comidas ” - explica José Benedito Alves de Oliveira, supervisor de Endemias da CCZ.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus