Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A praia de Barra do Ouro (TO) viveu um dia de muito lazer e diversão no ultimo domingo, 18. A festa ficou por conta da programação do Consórcio Estreito Energia (Ceste), que atua em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação de Barraqueiros. A programação levou aos banhistas aulas de ginástica aeróbica e dança, sorteio de brindes, distribuição de protetor solar e a realização do concurso Garota Ceste Verão 2010, dentre outras atividades.

O evento, que já percorreu a Ilha do Cabral, praia entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) e a praia de Filadélfia, também foi considerado um sucesso no município de Barra do Ouro. “Esse evento é extremamente positivo, pois atrai a população e o turista para nossa praia. Fiquei surpresa e muito satisfeita com o que vi hoje”, disse a moradora de Barra do Ouro, Cândida de Santana.

Satisfeito também ficou o barraqueiro Juracir Matias da Silva, que elogiou a organização e o incentivo dado para a realização da temporada de praias. “Sabemos das dificuldades da organização da temporada, daí a importância dessa parceria com o Ceste que nos proporcionou uma praia mais bonita e animada”, declarou.

Filadélfia

Milhares de banhistas lotaram a praia e acompanhavam cada uma das atividades que eram realizadas no palco. “Não esperava tanta animação, adorei as aulas e concursos de dança, sem falar no protetor solar que ganhei assim que cheguei à praia. Excelente a iniciativa”, disse Eliza Santana, natural de Filadélfia e que estuda e reside em Araguaina (TO).

Feliz com o resultado positivo da festa promovida no município, o prefeito de Filadélfia, Cléber Gomes, salientou o apoio do Ceste para a realização da temporada de praia. “Sem essa parceria esse evento não teria viabilidade. Está de parabéns o Ceste e a população de Filadélfia que participa de uma grande festa”, disse.

Saúde

Para a gerente de Projetos Sociais do Ceste, Lorena Durão, alertar a população sobre os cuidados com a saúde também é parte essencial do trabalho realizado junto às praias da área de abrangência da UHE Estreito. “O trabalho de orientação, principalmente sobre os cuidados com a exposição excessiva ao sol, é uma de nossas mais importantes ações, quando realizamos também a distribuição de protetores solares aos banhistas”, disse.

Além da saúde, a educação ambiental também é lembrada aos barraqueiros e banhistas a quem são entregues lixeiras e sacos plásticos. “Manter um ambiente limpo representa mais conforto, saúde e contribui para o despertar de uma consciência ambiental nas pessoas”, concluiu Lorena Durão.

O apoio do Ceste para a temporada de praias 2010 serviu como ajuda para montagem de palco, som, contratação de show, melhoria na infraestrutura da praia e das barracas, bem como sinalização e ampla divulgação de toda a temporada, com veiculação em emissoras locais de rádio e TV, anúncios em jornais, cartazes e panfletos, distribuídos principalmente em restaurantes, hotéis praias que fazem parte da área de abrangência da UHE Estreito.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito