Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois da chegada a Tocantínia, o candidato ao senado pela coligação “Tocantins Levado a Sério”, Vicentinho Alves (PR), o candidato ao governo, Siqueira Campos (PSDB) e os demais membros da coligação se reuniram na chácara do prefeito da cidade, Manoel Silvino (PR).

No local,de acordo com a assessoria do candidato, aconteceu uma reunião entre a coligação TLS e os caciques, representantes de 56 aldeias Xerente, que chegaram das diversas aldeias para ouvir as propostas do candidato tucano voltadas aos povos indígenas.

Na ocasião, o candidato ao senado comentou sobre as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas. Lembrando dos casos de subnutrição registrados entre os índios da região, Vicentinho afirmou que “é preciso pensar na forma como tratar de políticas públicas sociais com os povos indígenas”. O republicano, em Brasília, fez parte da relatoria da CPI que tratou da morte de crianças indígenas em casos de subnutrição ocorridos no Tocantins.

Alcoolismo entre os índios

A preocupação com os povos indígenas é pauta de discussão em todo o país. No Tocantins, o problema do alcoolismo tem se configurado como um problema social nas aldeias.

Órgão federais como o Ministério Público, Conselho Indigenista Missionário e a Funai, tem se movimentado para encontrar a solução do problema. De acordo com a assessoria do candidato, na próxima quinta-feira, 29, as entidades estarão reunidas, na Procuradoria da República, em Palmas, para discutir o assunto e encontrar formas viáveis para resolver o problema. “Cabe a nós, conciliarmos ações em conjunto para livrar as aldeias não apenas do álcool, como também dos problemas de subnutrição", finalizou o candidato.

Da redação com informações da assessoria de Imprensa TLS