Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Imprensa, militantes, políticos...todos viram o desastre que foi a visita do presidenciável José Serra (PSDB) a Palmas nesta terça-feira, 27. Caracas...não tinha ninguém. E mais do que isso: estava estampado no rosto das pessoas o sentimento de cansaço.

Debaixo do sol, militantes passavam para lá e para cá com bandeiras nas mãos à procura de pessoas para segurarem. Em cima dos trios...uma “alegria forçada”. Entre os candidatos a estadual e federal...a visão clara de um cenário que já permite ser traçado.

Um vuco-vuco que às vezes soava à desespero. Um hora do horário marcado e nada do povo chegar.

Há sim uma militância ativa Pró-Siqueira mas o sentimento do anti-siqueirismo ainda é grande. E por um único motivo: de norte a sul do Tocantins há o sentimento de mudança.

Quando Serra chegou no meio do povo, os seguranças impediram o contato popular. Numa parada na Farmácia Genérica ele posou para imagens para sua campanha enquanto do lado de fora , nas portas das lojas as pessoas esperavam para pegar na mão, ver de perto o homem com discurso tão afinado em prol da saúde.

Nem os deputados do grupo conseguiram a proeza de ter um contato maior com o candidato. Primeiro porque a senadora Kátia Abreu (DEM) tomou a linha de frente até mesmo na dianteira do candidato Siqueira Campos (PSDB). O vice João Oliveira, coitado, tentava à todo custo uma “pontinha” ao lado do candidato.

Derrota Anunciada. Isso todo mundo viu. O tempo não é mais do Siqueira...ele merece sim reconhecimento pela luta na consolidação do Estado mas o Tocantins precisa vencer o rodízio de poder na mão das “mesmas pessoas”.

Faltou sentimento popular na visita do Serra. Sentimento de povo, de gente. Parece que o tucano veio a Palmas apenas para posar para fotos e “dar o ar da graça”. E nas propostas...ele quer mudar a saúde. Como? Efetivamente como Serra? Vi as entrevistas mas não encontrei a resposta.

A vitória de Dilma Rousseff nas urnas no Tocantins já é esperada por todos assim como a derrota anunciada de Serra no Estado e consequentemente do seu grupo.

Não se trata apenas da idade do Siqueira que é com certeza uma limitação a ser considerada...é o sentimento popular. O povo que acredita e foi às ruas ontem com o Serra e Siqueira não é “o povão”, mas sim os fãs e cabos eleitorais, eis aí o sintoma do resultado que virá em outubro.

Outro agravante: ausência do senador João Ribeiro e do deputado federal, candidato ao senado, Vicentinho Alves, no apoio a Serra. Ninguém é tão siqueirista a ponto de negar que esse apoio dividido ajuda a diagnosticar o resultado de outubro.

Serra veio ao Tocantins e mostrou que a tão falada “volta” de Siqueira não irá acontecer. Não por desmerecimento, mas porque o Tocantins respira outros ares e vai dizer isso nas urnas.

*Vanessa Martini é administradora e analista de sistema

(Os textos opinativos não refletem necessariamente a posição do Conexão Tocantins )