Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Waquerley Ribeiro

Foto: Waquerley Ribeiro

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) promove o Dia Mundial de Luta de contra as Hepatites Virais, nesta quarta-feira, dia 28. A abertura será realizada na Policlínica da 108-Sul, às 9 horas, com vacinação, palestras educativas e abordagem com distribuição de material impresso sobre a doença.

“Vamos disponibilizar a vacina em todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USF) e nas Policlínicas de Taquaralto, 303 Norte, Aureny I e 108-Sul. Vamos ainda oferecer o exame para diagnóstico das hepatites dos tipos B e C, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Semus - acrescenta Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Indicação das vacinas

A vacina contra hepatite B está indicada para a população até 19 anos, gestantes (em qualquer faixa etária), profissionais de saúde, Grupo LGTB, profissionais do sexo, manicures, portadores de doenças imunossupressoras (baixa imunidade), portadores de hepatite C.

A vacina contra o vírus A, indicada apenas para pessoas com hepatopatias (doenças do fígado) crônicas susceptíveis para a hepatite A, receptores de transplantes, doadoras de órgãos-transplantes e para pessoas que possuem patologias que indicam esplenectomia (retirada do baço).

Não existem vacinas para as hepatites C, D e E. Nestes casos, os cuidados relacionados à prevenção de contágio devem ser redobrados.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus