Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Justiça Eleitoral no Estado condenou o Sistema de Comunicação do Tocantins (TV Girassol em Araguaína), o senador João Ribeiro (PR) e o candidato ao senado Vicentinho Alves (PR), ambos da Coligação Tocantins Levado a Sério, além do apresentador da TV, Wanderlan Gomes de Araújo, a pagarem multa de R$ 5 mil, cada um, por propaganda eleitoral antecipada e propaganda eleitoral negativa. A decisão é do desembargador Daniel Negry, assinada nesta quarta-feira, 28.

A Ação foi apresentada pelo PMDB, que alegou que no programa de entrevista “Primeira Mão”, transmitido pela TV Girassol no dia 17 de junho último, foi veiculada propaganda com caráter eleitoral promovendo os então pré-candidatos João Ribeiro e Vicentinho Alves, e o pré-candidato ao governo pelo PSDB, Siqueira Campos.

Além da propaganda fora do prazo, a decisão também tem sustentação no fato de que o mesmo programa – apresentado por Wanderlan Gomes de Araújo – veiculou propaganda eleitoral negativa contra o pré-candidato ao Senado Marcelo Miranda e o governador Carlos Gaguim, também pré-candidato à reeleição. A Justiça não reconheceu a defesa apresentada pelos acusados.

Outras Ações

Além desta Ação já julgada, outras dez Representações contra o apresentador e a emissora aguardam julgamento. O assessor jurídico da Coligação Força do Povo, advogado Sérgio do Vale, explica que se forem julgadas procedentes, Wanderlan pode ser condenado a pagar multas que somam R$ 500 mil, além de a emissora ter sua programação suspensa por 24 horas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da coligação Força do Povo