Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Montagem

Foto: Montagem

Pesquisa Ibope publicada neste sábado, 31 de julho, mostra que o governador e candidato à reeleição Carlos Gaguim (PMDB), da coligação Força do Povo, assume a liderança na corrida ao Palácio Araguaia. O levantamento, realizado de 23 a 25 de julho, traz os números para Presidente, Governo e Senado, e foi encomendado pelo Sindicato da Indústria de Construção Civil do Tocantins (Sinduscon).

Na estimulada, Gaguim aparece com 43% das intenções de voto. O candidato Siqueira Campos (PSDB), da coligação Tocantins Levado a Sério, é mostrado com 40%. Brancos e nulos representam 4% e indecisos 13%. Nesse quesito, com relação ao primeiro levantamento Ibope, feito em junho passado, Gaguim avançou 5% percentuais; já Siqueira manteve os 40%.

Com Lula, Gaguim sobe para 46%

A pesquisa também quis saber: “E se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes com seus respectivos apoios, em quem o (a) sr(a) votaria?. Nesse caso, com o apoio do presidente Lula e Dilma Rousseff, Gaguim aparece com 46%. Já Siqueira Campos, com o apoio do presidenciável José Serra (PSDB), surge com 37%.

Na espontânea Gaguim cresce 15%

Na espontânea, Carlos Gaguim é mostrado com 35% das intenções. Siqueira tem 34%. Nesse quesito, Gaguim teve um crescimento de 15% em relação ao primeiro levantamento Ibope, quando tinha 20% da preferência.

Rejeição a Siqueira é maior

A pesquisa revela também a rejeição aos candidatos ao Governo. Nesse item, Siqueira lidera com 38% dos entrevistados que não votariam nele de jeito nenhum. Gaguim é mostrado com 35%. Poderiam votar em ambos 10%, e não sabem ou não responderam 20%.

O Ibope também quis saber se, independentemente da intenção de voto do entrevistado, em quem ele votaria para governador. Nesse cenário, Carlos Gaguim também lidera, com 41%, e Siqueira com 38%. Não votariam em nenhum 3% e não sabem ou não responderam 18%.

Senado

Na corrida ao Senado. Na espontânea, Marcelo Miranda (PMDB), da coligação Força do Povo, aparece na frente com 25%, “colado” em João Ribeiro (PR), da TLS, que tem 24%. Paulo Mourão (PT) surge com 13% e Vicentinho Alves (PR), com 7%. Brancos e nulos somam 4% e indecisos 53%.

Na estimulada, Marcelo Miranda também lidera, com 40%; João Ribeiro tem 39%; Paulo Mourão surge com 26% e Vicentinho Alves com 15%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos 49%.

Com o apoio de Lula, Dilma e Carlos Gaguim, Marcelo Miranda dispara na pesquisa e aparece com 45%. Paulo Mourão, com o mesmo apoio, sobe para 31%. João Ribeiro, com apoio de José Serra e Siqueira aparece com 31% e Vicentinho Alves, tendo o mesmo apoio, é mostrado com 16%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos 47%.

Presidente

Dentre os candidatos que polarizam a corrida pela Presidência da República, no Tocantins Dilma lidera com vantagem e aparece com 53%, contra 27% do tucano José Serra. Brancos e nulos somam 1% e indecisos 12%.

Metodologia

A pesquisa apresenta intervalo de confiança estimado em 95% e margem de erro máxima estimada em 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram feitas 812 entrevistas em municípios de diversas regiões do Estado. O levantamento foi registrado no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, no dia 26 de julho com o protocolo de nº 20884/2010.