Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Começou na última quarta-feira, 04, em Cariri, no Sul do Estado, os trabalhos de recenseamento do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tendo o primeiro cidadão a ser entrevistado pelos agentes recenseadores o prefeito Almir Augusto (PMDB) que além de responder atentamente ao questionário, reiterou o compromisso do município em colaborar com a ação do IBGE no município.

O prefeito falou da importância da população receber o recenseador e responder seus questionamentos.

De acordo com a Agente Censitária Municipal e Supervisora do IBGE em Cariri, Simarene Alves de Oliveira, os trabalhos devem se concentrar no município até o final de novembro deste ano.

Os trabalhos no município se concentram com quatro profissionais, sendo a supervisora, e mais quatro agentes censitários municipal, Fabiana de Sousa Ferreira, Gesia Soares da Silva, Paulo Ricardo Porfírio dos Santos e Camila Ponciano da Costa que estarão visitando os domicílios na zona urbana e rural com o objetivo de obter as informações que irão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos em todo país.

A supervisora do IBGE em Cariri, Simarene Alves, fallou sobre a importância de receber o recenseador e ainda sobre os cuidados que a população tem que receber ao responder o questionário. “Esta pesquisa é que vai subsidiar os cálculos que definirão os recursos financeiros a serem transferidos pelo Governo Federal para cada Estado e município, portanto é necessário que a população responda atentamente a cada pergunta do profissional. Outro detalhe importante é que a população deverá observar se o recenseador está devidamente identificado com o crachá, boné e jaleco do IBGE”, disse, informando ainda que esta semana os trabalhos devem começar também na zona rural com os recenseadores Camila e Paulo Ricardo, enquanto na zona rural os trabalhos são realizados pelas agentes Fabiana e Gésia.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ prefeitura de Cariri