Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As Coordenadorias Estadual e Municipal da Defesa Civil alertam à população de Palmas para adotar medidas visando evitar problemas decorrentes da baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas. Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), a temperatura máxima pode chegar a 37 graus e a umidade relativa do ar atinge o nível de 11% no período da tarde, de acordo com informações do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins.

A Defesa Civil recomenda a interrupção das atividades ao ar livre no período ente 10 e 16 horas, tanto de trabalho quanto de lazer, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondências e caminhadas. A aglomeração de pessoas em locais fechados não é indicada e todos os ambientes internos devem ser umidificados, por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água (sempre colocados em locais altos). A umidificação também deve ocorrer nos locais de trabalho, salas de aula e hospitais. O uso de soro fisiológico nos olhos e narinas é benéfico às pessoas.

A baixa umidade relativa do ar é provocada por uma massa de ar quente e seco que está sobre a região central do Brasil e pode ser sentida em alguns municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins. Em Palmas, a situação foi agravada pela poluição atmosférica decorrente da queimada que atinge a Serra do Carmo e a poeira trazidas pelas rajadas de vento leste.

Força tarefa

Desde ontem, 10, uma força tarefa, formada por bombeiros, brigadistas da Guarda Metropolitana e do Parque Estadual do Lajeado atuam no combate a um grande incêndio que atinge a Serra do Lajeado. Nesta tarde, o combate receberá o reforço de mais profissionais.

Os militares do Corpo de Bombeiros foram divididos em quatro frentes de trabalho nesta quarta, sendo que duas permanecem na área da Serra. Permanecem na área do Parque Estadual do Lajeado as equipes coordenadas pela Guarda Metropolitana. A área urbana conta, ainda, com o trabalho das duas equipes de combate a incêndio dos caminhões ABT (auto-bomba tanque).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Defesa Civil