Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No início do quinto bloco entre Carlos Gaguim (PMDB) e Siqueira Campos (PSDB), o jornalista Márcio Campos perguntou ao governador pelo impasse das doações de bicicletas aos Pioneiros Mirins.

O jornalista perguntou se houve caráter eleitoral na intenção de doar as bicicletas. Gaguim respondeu dizendo que as doações foram feitas através da Fundação do programa.

O peemedebista disse que as bicicletas foram doadas por algumas empresas. "Meu adversário fez com que um partido ligado a ele entrasse na justiça para impedir", afirmou, lembrando das regras do programa, entre elas ajudar na boa conduta dos beneficiários do programa. "No passado fizeram isso de forma desordenada", disse Gaguim, lembrando ainda que o presidente Lula fará um programa semelhante. Se eleito, doará as bicicletas, segundo Gaguim.

Para Siqueira Campos perguntou sobre a energia elétrica no Estado e se é possível baratear o custo para a população. Siqueira respondeu atacando o governador. "O segredo está no ICMS", disse. "O governo do Estado tem de reduzir o ICMS exigindo que a empresa também reduza", frisou Siqueira. O tucano aproveitou para falar que "no dia que eu entrar tocantinenses o primeiro ato é reduzir a energia", disse.

Flávio Ferreira, da Folha de São Paulo perguntou em seguida ao governador Gaguim como resolverá o problema da espera na saúde. "Fazer a implantação dos nossos hospitais, colocar mais médicos", começou respondendo a pergunta.

Em seguida, Gaguim disse que Siqueira vendeu a Celtins e a Saneatins. O peemedebista na sua fala lembrou da vice, ValderezCastelo Branco (PP) e disse que fará as ações em parceria com a pepista. Gaguim não poupou elogios ao presidente Lula. "Vou modificar essa realidae, entrei no governo a nove meses ele passou 20anos", disse Gaguim, sobre a redução da taxa de energia.

Em seguida, Flávio perguntou a Siqueira sobre a compra de 51 mil bicicletas sem licitação quando era governador. Siqueira negou a informação. "Foi feita dentro da lei", disse completando que as bicicletas foram entregues por seu sucessor. "Esse daqui pegou mil e poucas bicicletas e entregou por aí", falou se referindo a Gaguim. "É uma pessoa que na realidade falta muito com a verdade, pensa que o povo é bobo", disse Siqueira, criticando as ações de governno "não comprei nenhuma bicicleta que não fosse dentro da lei, eu não era candidato", disse.

O bloco terminou com um pedido de direito de resposta de Gaguim.