Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No último bloco do debate na Band, Siqueira Campos (PSDB) e Carlos Gaguim (PMDB) fizeram as considerações finais.

O primeiro a falar por dois minutos foi Siqueira. "Estive diante das Câmaras debatendo com meu opositor da forma que mais eu pude sustentar a verdade", disse Siqueira, afirmando que cumpriu todos os seus compromissos. "Vou enfrentar toda a situação para fazer uma profunda reforma no Estado que nesses oito anos deixaram caoticamente largado", disse.

O candidato citou alguns projetos, que segundo ele, não tiveram andamento desde que ele deixou o governo. O tucano falou em criar a poupança jovem, construir 200 escolas de tempo integral mas não mencionou em momento nenhum o nome do candidato à presidência José Serra (PSDB).

Gaguim falou depois e lembrou os candidatos ao Senado da coligação de Siqueira, João Ribeiro e Vicentinho Alves, ambos do PR. O peemedebista disse que Ribeiro foi retirado da prefeitura de Araguaina por corrupção assim também como Vicentinho quando governou Porto Nacional.

Gaguim disse que seu governo será de liberdade. Gaguim disse ainda que Marcelo Miranda (PMDB) fez muito pelo Estado."O povo sabe o que ele fez", disse Gaguim.

Nas considerações finais, Gaguim falou que pretende aumentar as vagas da Unitins, dar mais oportunidades aos jovens e construir uma ZPE em Araguaina.

O governador lembrou ainda suas viagens internacionais. "Eu viajei mais que ele", disse. Gaguim lembrou novamente do presidente Lula e da candidata do PT, Dilma Rousseff (PT). "À você jovem, à você homem, vou trabar 22 horas, 24 horas por esse Estado", disse Gaguim.

No encerramento do debate, a produção do debate negou direito de resposta a Siqueira Campos (PSDB). O debate terminou às 23h34 minutos. Esse foi o primeiro debate entre os candidatos.

Avaliação do debate

Depois de um encerramento do debate, num sétimo bloco, o jornalista Fernando Hessel perguntou aos candidatos sobre como avaliaram o debate. "Eu espero que a opinião pública entenda que a verdade precisa prevalecer", disse Siqueira Campos, ressaltando o nome dos candidatos ao Senado da sua coligação e, depois, o nome do presidenciável José Serra. Sobre o tom da campanha, Siqueira disse: "do jeito que tocar a gente dança", afirmou.

Depois de Siqueira, Gaguim avaliou o debate."Fico feliz de ter a oporunidade de estar falando para o meu povo", disse. O governador parabenizou a emissora pela realização do debate.

Gaguim falou no desenvolvimento da democracia no Estado e da necessidade de trazer indústrias para o Tocantins."No nosso Estado queremos é liberdade", disse. "Eu vou fazer muito, eu quero fazer mais", pontuou.

Sobre a campanha, o peemedebista ressaltou que reforçará o corpo-a-corpo ouvindo a população."Quero fazer um Estado digno junto com meu povo", frisou.