Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Usina Hidrelétrica Estreito conquistou mais um marco em sua construção, com a descida do rotor Kaplan da primeira unidade geradora. Constituída de ogiva, cubo do rotor, cinco pás (ou hélices), cone guia e tampa interna, a “Árvore Kaplan” como também é conhecida essa gigantesca estrutura, representa a parte móvel ou rotativa da turbina que, com a força das águas, irá realizar a movimentação do rotor do gerador (última peça a ser instalada), o que resultará na geração da energia. Pesando mais de 470 toneladas e medindo 14 metros de altura por 9,5 metros de diâmetro, a peça é a maior do tipo já instalada no Brasil e uma das maiores do mundo.

De acordo com o diretor de engenharia do Consórcio Estreito Energia (Ceste), Carlos Castanho, o sucesso do evento refletiu o esforço e empenho de várias equipes que se dedicaram ao projeto e consagra a 2° etapa da fase de montagem da unidade geradora. “Agora entramos na fase final de montagem eletromecânica, nossa expectativa é que dentro de 90 dias estejamos com a primeira unidade geradora fechada e pronta para gerar energia”, disse.

A próxima etapa prevista é a descida do rotor do gerador, montagem das peças periféricas e conclusão das estruturas de tomada d´água, por onde a água entra através de uma queda para dentro da turbina e, logo depois, pelo tubo de sucção, por onde a água é devolvida ao leito do rio.

Além de diretores, gerentes e funcionários que trabalharam no projeto e acompanhavam de perto a descida do rotor dentro da Casa de Força, o presidente do Consórcio Estreito Energia, José Renato Ponte, demais membros da diretoria e acionistas das empresas consorciadas, que dentro e fora do Brasil, assistiram em tempo real o evento por meio de transmissão via internet.

2° Unidade Geradora

Enquanto a primeira unidade geradora da Usina de Estreito chega à fase final de montagem, o trabalho nas demais unidades também segue o cronograma previsto. No poço onde será ficará a 2º turbina foi instalado recentemente o estator 2, primeira importante peça do gerador a ser instalada e que tem função de gerar corrente elétrica para a produção de energia. A peça tem 17m de diâmetro, 4,5 metros de altura e pesa cerca de 270 toneladas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UHE Estreito