Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O jornalista Núbio Brito se prepara para o lançamento da sua primeira obra “Tranqueira – memórias de meu velho pai”. O evento será em 17 de setembro, às 19h30, no Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi.

O livro é um registro de memórias com resgate da expressão cultural e regional. Tem como ponto de partida as lembranças do pai, Rômulo Leitão Brito, 78 anos. Parte da obra é narrada em episódios ocorridos na fazenda Tranqueira, em Alto Parnaíba-MA. A obra retrata ainda fatos e imagens históricas do sertão nordestino e de Gurupi, onde a família Brito vive desde 1955.

“Núbio conseguiu o que poucos autores remonados conseguiram: colocar a poesia em prosa. Raros os casos em que presenciei a poesia ser colocada de forma tão pura e simples”, disse o professor de Letras do Centro Universitário UnirG, Alexandre Peixoto.

O autor iniciou a pesquisa em 2004, ano em que Rômulo Brito retornou à fazenda Tranqueira, 50 anos após a partida. Dentre os fatos retratados está o primeiro caminhão em Alto Parnaíba e a confusão gerada em torno do cachorro de um delegado em Gurupi. Rômulo relata sua dura rotina de trabalho, ainda, jovem na fazenda Tranqueira para ajudar o seu pai a sustentar a família. O leitor vai poder conhecer as dificuldades na lida diária com o gado, a navegação em balsas de buriti e as festas realizadas no sertão maranhense e muito mais.

“Desde pequeno vejo meu pai contar causos que nos fazem rir e relembrar o passado dele. Com uma memória impressionante, relembra quase tudo com riqueza de detalhes”, afirma o autor que relata os momentos em que teve a idéia de fazer o registro “A idéia de eternizar tudo num livro veio quando me deparei com meu pai em casa, contando os causos para os netos, numa noite animada”.

Nubio destaca, ainda, o momento em que seu pai retornou a fazenda Tranqueira, 50 anos depois que deixou o lugar com a família rumo a Goiás. “Em uma janela da fazenda, com o copo de café e um pedaço de requeijão nas mãos, olhar fixo ao infinito, ele parecia voltar ao tempo, a partir daí senti a necessidade de colocar no papel suas lembranças, sua vida”, disse.


O autor

Tocantinense de Gurupi, Núbio Brito, 51, é filho de pecuaristas e desde criança teve contato com a terra. Foi também no interior que conseguiu o primeiro emprego como vendedor de discos e fotógrafo em loja de primos.
Aos 16 anos foi estudar em Goiânia. Aos 19 ingressou no Exército Brasileiro onde fez o NPOR – Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. Em seguida estudou Arquitetura em Canoas – RS. De volta a Gurupi, em 1984 instalou a Rádio Morena FM na fazenda do sogro, a partir daí não deixou mais a comunicação.

Na Organização Jaime Câmara, implantou o programa “Esporte em Revista” na Rádio Araguaia FM. Na TV Anhanguera, além de produtor executivo e editor foi o segundo apresentador do Jornal Anhanguera e incentivador da implantação do Globo Esporte Tocantins. Após quatro anos dirigiu a TV Real (SBT) em Palmas – TO. Um ano depois ingressou na Comunicatins, hoje Redesat, onde trabalhou como coordenador de jornalismo por vários anos.

Com a busca pela inovação, editou o Jornal “Gazeta Esportiva do Tocantins” o primeiro impresso especializado em esporte no Estado além de lançar no mercado a Revista “Sports do Tocantins”. Em 2007 começou a versejar suas atenções ao jornalismo On Line, e criou o Portal de noticias “Fatos i Fotos” em parceria com seus filhos.

O empenho e a dedicação tiveram vários momentos de reconhecimento. O jornalista recebeu diversos prêmios. Entre eles o Prêmio Mane Garrincha em Brasília, com o Programa “Esporte em Revista” na Redesat.

Segundo Nubio Brito, a gratificação em trabalhar nas diversas empresas de comunicação vem com o retorno do público. Uma reportagem especial pode demonstrar esta cumplicidade entre programa e telespectador.

Escrever “Tranqueira, Memórias de meu velho pai” é um sonho que há muito tempo queria realizar. É mais um capítulo na vida desse moço que tem contribuído substancialmente ao jornalismo tocantinense.

Em 2009 desempenhou o cargo de Assessor de Comunicação da Prefeitura de Aliança do Tocantins. Desde fevereiro de 2010, atua como Diretor de Comunicação da Prefeitura de Porto Nacional.