Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prefeitos querem volta de articulações entre Ribeiro e Gaguim

Prefeitos querem volta de articulações entre Ribeiro e Gaguim Foto: Melk Aquino

Foto: Melk Aquino Prefeitos querem volta de articulações entre Ribeiro e Gaguim Prefeitos querem volta de articulações entre Ribeiro e Gaguim

Depois do episódio em que o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) durante debate da Band falou que o senador João Ribeiro (PR) foi tirado da prefeitura de Araguaina pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB) acusado de corrupção, um fato novo acontece nos bastidores.

Aliados de Gaguim, mas que apoiam Ribeiro, estão pedindo que o governador tente retornar as conversas para que o senador possa voltar para o grupo.

Um dos que defendem essa articulação é o prefeito do PMDB, Abrahão Costa que em entrevista ao Conexão Tocantins disse que o grupo deve insistir com Ribeiro.

“Tanto Brasília como o governador precisam trabalhar incessantemente para fazer essa articulação”, disse o prefeito que apoia Ribeiro para o Senado e também o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB).

A negativa de apoio a Paulo Mourão do PT, segundo o prefeito, é apenas porque ele já fez compromisso de apoiar Ribeiro. “O senador colaborou muito em Brasília para o município, respeito o Paulo mas já tenho compromisso com o senador”, disse.

Abrãao quer que o grupo da base do presidente Lula esteja todo unido no Estado. “O grupo que apoia Lula tem que estar 100% unido para o palanque ficar articulado”, disse.

Outro prefeito que também apoia Gaguim mas já faz campanha para Ribeiro é Eurípedes Melo (Lipe) do PR. Em entrevista ao Conexão Tocantins ele disse que a decisão de retornar ao grupo deve ser analisada pelo senador. “ É uma decisão pessoal dele”, disse.

O prefeito licenciado de Nazaré, Cleiton Paulo (PTB) também seria um dos que querem o retorno da articulação, segundo informações não confirmadas com ele já que não conseguimos contato com o petebista até o fechamento dessa matéria.

Cleiton, segundo as informações, também apoia Gaguim e Ribeiro para o Senado.

Articulações

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Articulação Comunitária de Ananás, Wilson Saraiva, liderança próxima de Ribeiro foi o primeiro a confirmar ao Conexão Tocantins que existe uma articulação de prefeitos junto ao governo para trazer Ribeiro.

Saraiva é marido da prefeita do município, Raimunda Rosa, que mesmo sendo do DEM apoia a reeleição de Gaguim e para o Senado faz campanha para Ribeiro e Marcelo. “Eu tenho falado e pedido no sentido de que o senador é importante para o grupo”, disse.

Ao ressaltar sua proximidade com Ribeiro, Saraiva diz, porém, que não está articulando junto ao senador, apenas junto aos governistas. “Acho que o governador é que tem que dar o primeiro passo para isso”, disse.

Sobre as possibilidades de retorno de Ribeiro, Saraiva disse que conhece o senador e que ele é democrático. “O senador nunca fechou as portas”, afirmou.

Ribeiro no grupo

Além de apoio dos prefeitos, deputados estaduais como Iderval Silva (PMDB) e Eli Borges (PMDB) já apoiam Ribeiro.

Em evento aos prefeitos da base, Gaguim reafirmou que seus candidatos são Mourão e Marcelo. Já Mourão confessou que concordou em ceder sua vaga para Ribeiro, no entanto o senador não teria aceitado, segundo ele disse em discurso aos prefeitos.

Gaguim, ao falar do senador no evento não falou sobre possibilidade de conversas com o senador, segundo informações de bastidores, Ribeiro não falou ainda com o governador depois do debate da Band.

O senador está acompanhando Siqueira numa maratona de visitas nos municípios do interior.