Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Rede Energia, por meio dos seus programas sociais envolvendo educação e arte, apresenta o projeto educativo e Concurso Cultural Energias do Mundo, realizado em parceria com a Casa Redonda Produções e com a Associação Cidade Escola Aprendiz.

A iniciativa oferece possibilidades para que professores e alunos possam estabelecer reflexões e práticas sobre o tema “A história das energias no mundo: passado, presente e futuro”, ao propor atividades alinhadas com os Parâmetros Curriculares Nacionais e com as Leis de Diretrizes e Bases do MEC. Assim, os estudantes podem ampliar seus conhecimentos sobre o assunto e expressar-se por meio da arte.

O Concurso Cultural Energias do Mundo tem como foco principal as escolas públicas de ensino fundamental - 4º ao 7º ano - de diversas regiões brasileiras. As inscrições estão abertas até o dia 5 de outubro de 2010, beneficiando os estados do Tocantins, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e alguns municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo, além da cidade de Guarapuava no Paraná. Serão aceitos trabalhos artísticos produzidos por grupos de 2 a 4 alunos, que podem explorar técnicas como colagem, escultura, pintura, desenho ou qualquer outra linguagem ligada às artes visuais.

As ações envolvem, além da realização do concurso cultural, oferta de materiais educativos como o vídeo Arte e energia: uma nova abordagem, Guia do Educador, material exclusivo para os alunos e um site (www.energiasdomundo.com.br ) com conteúdo de pesquisa, dicas de consumo e links com livros, filmes e sites sobre arte, meio ambiente e consumo consciente.

O projeto também inclui um ciclo de Encontros de Sensibilização de Educadores, que serão realizados em 9 cidades de 6 estados brasileiros: Palmas (Tocantins), Belém (Pará), Cuiabá (Mato Grosso), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Guarapuava (Paraná), Presidente Prudente, Catanduva, Assis e Bragança Paulista, todas no Estado de São Paulo. Os encontros, que contam com a parceria das secretarias municipais e estaduais de educação das 9 cidades, começaram dia 3 de agosto, e estendem-se até o próximo dia 27 de agosto.

Todo o material produzido está disponível para download no site do projeto. Também serão distribuídos gratuitamente kits com os materiais paradidáticos do projeto a professores e alunos dos estados participantes. A listagem das cidades de abrangência do concurso também está disponível no site do projeto.

Mais informações pelo site www.energiasdomundo.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Celtins