Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nesta terça-feira, 24, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza a segunda edição do Trote Cultural Indígena. O projeto é uma parceria da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins junto com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e o Grupo de Trabalho Indígena do Campus de Palmas.

O objetivo do evento é dar as boas-vindas aos calouros indígenas e apresentá-los aos demais acadêmicos através de um momento de manifestação cultural; integrar as diversas etnias de povos indígenas presentes na UFT e divulgar suas culturas no meio acadêmico.

De acordo com uma das organizadoras do Trote Cultural, Wilses Tapajós, essa edição contará com danças, cantos, brincadeiras e comidas típicas. “O maior objetivo é juntar os alunos tanto indígenas quanto não indígenas e mostrar a eles a nossa cultura”, ressalta a organizadora.

O aluno do curso de Direito e representante da etnia Xerente, Bolivar Sinãri, explica que a interação entre as etnias já acontece antes mesmo do evento. “Para o preparo da degustação de comidas, nesse final de semana, vamos sair de nossa aldeia e ir para a aldeia de outra etnia para pescar os peixes e trazer para o trote cultural”, explica.

Amaré Krahô-Kanela, um dos coordenadores do evento, conta que na UFT existem 15 grupos indígenas de etnias diferentes. Nesta segunda edição do Trote Cultural Indígena, cada um desses grupos fará uma apresentação. Além disso, a intenção é fugir de solenidades e para isso o evento ocorre ao ar livre, na companhia de uma grande fogueira.

O Trote Cultural Indígena será aberto a todas às pessoas que desejarem conhecer as etnias indígenas presentes na UFT. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) já confirmaram presença. O início será às 19h, entre os blocos A e B do Campus de Palmas.

Programação

19h – Abertura: Boas-Vindas aos calouros

19h10 – Início das apresentações culturais de cada etnia

21h – Degustação de comidas típicas indígenas e encerramento

Fonte: Assessoria de Imprensa UFT