Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Kleiber Arantes

Mais de 150 pessoas, entre presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Tocantins e representantes da categoria de diversos municípios do interior, declararam apoio ao governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), na manhã desta sexta-feira, 27, em reunião no Hotel Arco Íris, em Palmas.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do Tocantins (Fetaet), Antônio Sá; o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Willian Clementino; o secretário estadual da Agricultura, Roberto Sahium, que mesmo em férias fez questão de comparecer.

Para a próxima semana está previsto, segundo as informações, a adesão do presidente da Federação de Agricultura e pecuária, Júnior Marzola, candidato a federal pelo DEM.

O presidente Antônio Sá destacou que a agricultura familiar produz 76% da alimentação presente na mesa dos tocantinenses e que os sindicatos representam cerca de 120 mil famílias de pequenos agricultores em todo o Tocantins. “Vamos entregar hoje, nas mãos, do governador, um documento com nossas principais demandas. Precisamos nos fortalecer para continuarmos produzindo cada vez mais e com qualidade”, afirmou Sá.

Entre as propostas contidas no documento, Sá frisou o fortalecimento da agricultura; a valorização da Fetaet; implantação da sede da Federação e um Centro de Formação da Agricultura Familiar; ações de prevenção no combate à seca; habitação rural; saúde rural e maquinário. “São ações que ajudarão os trabalhadores a terem mais dignidade no campo”, defendeu Sá.

Compromisso

Gaguim reconheceu a importância da força da agricultura e garantiu que os benefícios são na realidade um direito dos trabalhadores. “Assim que assumi o governo adquiri máquinas para melhorar as estradas e ajudar o pequeno agricultor”, ressaltou o governador. Para intensificar o melhoramento das estradas, Gaguim informou a aquisição de mais três mil máquinas. “Elas serão disponibilizadas para vocês. Precisamos ter estradas boas para facilitar o escoamento e aproveitarmos todo alimento aqui produzido”, disse o governador.

Em relação à seca, Gaguim explicou que os antigos governos esqueceram-se de planejar e implantar ações para evitar o problema. “A construção de poços artesianos será uma das saídas para combater a seca. O Estado é abundante em água e não podemos deixar nossos pequenos agricultores sofrerem com falta de água”, finalizou Gaguim.

Fonte: Da redação com informações da Assessoria de Imprensa/ Força do Povo