Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria de Recursos Hídricos e Meio-Ambiente (SRHMA), com o apoio do consórcio da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape), realiza, às 14 horas desta terça-feira, 31, no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), uma reunião de consultoria envolvendo representantes dos dois órgãos, objetivando apresentar e discutir o Plano Estadual de Recursos Hídricos. Segundo o secretário de Recursos Hídricos e Meio-Ambiente, Clemente Barros Neto, o projeto traz planejamentos inéditos no Brasil e sua implantação depende de aprovação do governo estadual.

“Hoje, nós vamos apresentar e discutir o Plano Estadual de Recursos Hídricos, que a SRHMA elaborou, juntamente com o Cobrape, que realizou os levantamentos e finalizou tudo.Este tipo de projeto é inédito no País, pois já considera os impactos causados pelas mudanças climáticas e as disponibilidades hídricas de todas as regiões do Tocantins, o que possibilita ao governo estadual a observância preventiva de situações críticas. Após entregarmos o plano ao Governo, nós vamos aguardar a aprovação dele e o consequente decreto que venha a criá-lo no Estado, o que será importante para todos,” afirmou Clemente Neto.

Durante o período de elaboração, o plano foi discutido por mais de 500 pessoas, do poder público e da sociedade civil, em 17 áreas estratégicas, nas cidades de Pedro Afonso, Caseara, Araguaína, Araguatins, Dianóplis, Mateiros, Formoso do Araguaia, Gurupi e Palmas.

Ainda conforme o secretário Clemente Barros, o plano articula diferentes visões de planejamento, oriundas das diversas secretarias de estado, e visualiza os rumos pretendidos pelos principais setores produtivos do Estado. “Após a criação do plano saberemos priorizar melhor os investimentos com iniciativas corretas, as tornando mais eficazes e eficientes”, finalizou o secretário.

Fonte: Secom