Topo

Apagão de terça-feira afetou 11 Estados do país; incêndio provocou a pane, diz ONS

Especial para o UOL Notícias<BR>Em Salvador

08/09/2010 13h43

Um foco de incêndio na linha de transmissão Gurupi/Miracema, em Tocantins, foi a causa do blecaute que atingiu 11 Estados da porção norte do país na tarde desta terça-feira (7), de acordo com informações do ONS (Operador Nacional do Sistema) divulgadas nesta quarta-feira (8). Além da Bahia, o apagão atingiu também Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pará e Tocantins.

Na Bahia, cerca de 1 milhão de consumidores, distribuídos em 190 cidades, incluindo Salvador, foram afetados pela pane que durou 28 minutos –começou às 16h45 e terminou às 17h13.

Segundo a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), dos 190 municípios afetados no Estado, 183 ficaram completamente sem energia e os outros sete tiveram interrupção parcial –Alagoinhas (65%), Brumado (40%), Jequié (25%), Vitória da Conquista (25%), Feira de Santana (20%), Camaçari (20%) e Salvador (5%).

Segundo o ONS, o incêndio na linha provocou o desligamento das linhas de transmissão que interligam as regiões Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste.

Na Bahia, como nos outros dez Estados afetados pela pane, o prejuízo foi minimizado pelo feriado da Independência. As repartições públicas, escolas, universidades, agências bancárias e o comércio em geral não funcionaram nesta terça-feira.