Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A segunda-feira 13 de setembro foi movimentada para o senador João Ribeiro (PR). Depois de se reunir com os principais assessores de sua campanha no período da manhã, promoveu encontro com os seus dois candidatos à suplência, Ataídes de Oliveira e Pastor Amarildo Martins, quando pôde traçar algumas estratégias para a reta final da campanha.

Durante a noite o senador prestigiou evento de dois candidatos proporcionais da coligação Tocantins Levando a Sério. Primeiramente esteve no escritório político da candidata a deputada federal Dorinha Seabra (DEM), e logo depois foi ao Clube dos Servidores da Saneatins prestigiar evento político-eleitoral do candidato a deputado estadual Carlão da Saneatins (PSDB).

Dorinha

Em um dos maiores eventos promovidos por candidato proporcional na capital até esta data, a ex-secretária de educação e atual candidata a deputada federal pelos Democratas, Dorinha Seabra, realizou uma bela festa nesta segunda-feira em seu escritório político, localizado ao lado do Palmas Shopping. O evento contou com as presenças de Siqueira Campos, João Oliveira, Vicentinho Alves e João Ribeiro, que integram a chapa majoritária da TLS, e foi ainda prestigiado por umais de ma dezena de candidatos a deputados estaduais que realizam dobradinhas com Dorinha neste pleito eleitoral.

No seu discurso, Dorinha lembrou sua vida pública em prol do setor educacional e fez apelo ao voto pela educação, sua principal bandeira de campanha “A educação é o único valor que ninguém tira, que ninguém rouba,” disse a popularmente conhecida Professora Dorinha. E ela aproveitou para fazer convite público ao candidato ao Governo, Siqueira Campos, assim como para os candidatos ao Senado João Ribeiro e VIcentinho para que assinassem a carta de compromisso do Comitê Nacional Todos pela Educação. A candidata ainda lamentou a falta de investimento do atual governo na área da educação afirmando perca em mais de 22 milhões de reais em recursos para a educação.

Assumindo o compromisso com Dorinha de ser signatário da carta de compromisso da campanha Todos Pela Educação, Siqueira Campos, em discurso, lembrou sua vida como professor no interior de Minas Gerais, quando atuaou como alfabetizador. Emocionado, relatou recente encontro com um agropecuarista de Araguaçu que relatou ter sito alfabetizado pelo então professor Wilson Siqueira. “Eu fui deputado, governador, mais nada dignificante do que eu ter sido professor e professor alfabetizador”, disse o ex-governador Siqueira Campos, que dentre outras coisas traz consigo a marca de ter sido o criador da Unitins, do modelo de gestão compartilhadas nas escolas públicas, e o administrador que mais implantou unidades escolares pelo Estado, dentre outras conquistas.

Siqueira ainda falou das suas propostas para o seu quarto governo. Citou o projeto de ter dois professores em sala de aula, a necessidade de se implantar um grande número de escolas de tempo integral, a instalação de uma outra unidade de uma escola militar, na região de Taquaralto, e outras propostas fora do eixo educacional, tais como: a diminuição na tarifa de ICMS e energia no Tocantins, o combate às drogas, um programa arrojado de bolsas de estudo, a ampliação do programa de moradia popular, a retomada de projetos de incentivo à agricultura familiar, dentre outras.

Carlão da Saneatins

Logo depois os candidatos majoritários da TLS foram recebidos no Clube dos Servidores da Saneatins por um grande número de apoiadores do candidato a deputado estadual Carlão da Saneatins.

Vicentinho Alves, ao discursar relatou a sua história de luta como prefeito de Porto Nacional, deputado estadual e deputado federal, ressaltando ainda o seu relacionamento em Brasília e as verbas federais que tem conseguido carrear para o Estado do Tocantins.

João Ribeiro, ao fazer uso da palavra, ressaltou a história de luta de Carlão da Saneatins em prol do Estado e dos funcionários da empresa que lhe empresta o nome político, pedindo aos seus companheiros alí presentes muito empenho para elegê-lo, assim como para fazer uma bancada forte de deputados federais. Ribeiro, candidato a reeleição pelo PR, fez um breve relato do seu trabalho municipalista e de seu empenho de sempre estar buscando os recursos que tanto carecem os municípios tocantinenses. Pediu o voto a todos, destacando ainda a necessidade de ter Vicentinho ao seu lado no Senado Federal, e Siqueira Campos no Palácio Araguaia, para que os recursos conseguidos em Brasília possam ser administrados com honestidade e com olhos voltados para o progresso e o bem estar do povo.

Siqueira Campos em seu discurso fez um relato dos projetos de seu programa de governo, destacando o seu compromisso com o funcionalismo público e com o saneamento das despesas do Estado através de um choque de gestão que passa principalmente por não permitir que o Tocantins seja saqueado por aproveitadores. O candidato ao Governo pela TLS fez ainda um relato emocionado sobre a importância de ter dois homens forte e comprometidos com o povo como Vicentinho e João Ribeiro no Senado, dizendo que eles se juntarão à Kátia Abreu para deixá-lo forte perante o próximo presidente, seja ele quem for.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro