Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Desde 2009 o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio do PEJ – Parque Estadual do Jalapão apóia a festa anual da colheita do capim dourado, organizado pelo povoado Quilombola Mumbuca. O evento começa nesta sexta – feira, 17 no povoado Mumbuca na região do Jalapão, e segue até o dia 20 com uma programação diversificada.

A festa tem como objetivo resgatar a história e a cultura da comunidade e incentivar a coleta seletiva e sustentável da matéria prima, dando continuidade aos modos tradicionais de produção do artesanato.

Na programação estão previstas apresentações culturais, desfile da princesa, escolha da garota e do garoto do capim dourado e a coroação da matriarca do povoado dona e Míuda.

O evento conta com a participação de instituições, associações, ong’s, povoados vizinhos e membros da comunidade de região.

Tradição

A festa cultural da colheita do capim dourado acontece há muitos anos, mas era festejada só entre os membros da comunidade, onde todos faziam brincadeiras de roda e fogueira e quando o capim dourado. Estava pronto para ser colhido, todos iam para o campo montados a cavalo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Naturatins