Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O projeto de irrigação Manuel Alves, no sudeste do Estado, que tem fomentado a produção de frutas na região, foi um dos destaques do programa eleitoral do governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), exibido na noite desta sexta-feira, 17. O crescimento do candidato nas últimas pesquisas de intenção de voto, o avanço nas exportações e as propostas na área da Saúde também ilustraram o programa.

Quando totalmente concluído, o Manuel Alves vai contar com 20 mil hectares de área irrigável, gerando com isso uma média de 60 mil empregos na região. “A irrigação é o futuro do Tocantins. Temos fartura de terra e de água e também todas as condições de exportar nossas frutas para o mundo”, disse Gaguim.

O programa também traçou um paralelo nos avanços das exportações no Estado, tomando como referência o ano de 2002, quando representavam apenas 16 milhões de dólares, e agora no Governo Gaguim já são registrados mais de 280 milhões de dólares em exportações.

Saúde

Na área da saúde, foi mostrado o Hospital Infantil de Palmas, entregue à população pelo governador Gaguim. A unidade tem capacidade para atender 100 crianças por dia, desafogando o atendimento no Dona Regina, na Capital, que passou recentemente por reforma e ampliação.

Os investimentos em equipamentos para tratamentos de alta complexidade no HGP – Hospital Geral de Palmas e a meta de transformar a unidade em Residência Médica para os estudantes de Medicina da UFT também foram apresentados pelo programa.

A construção do Hospital Geral de Gurupi (com investimentos previstos de R$ 150 milhões, com 200 leitos), transformando o atual Hospital Regional da cidade em Hospital Universitário; e a criação do campus da UFT no município também são compromissos assumidos por Carlos Gaguim.

Assim como em Gurupi, Gaguim reforçou seu compromisso de construir também em Araguaína o Hospital Geral da cidade, além de citar as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional do município, com novos equipamentos, novas vagas na UTI e capacidade de atendimento para 3 mil pessoas/mês. Investimentos nas bolsas para pesquisas científicas na FMT – Fundação de Medicina Tropical, em Araguaína, também reforçaram a preocupação do governador com o setor no Estado. “A saúde será uma preocupação diária da minha administração, e vamos fortalecer a saúde, humanizá-la cada vez mais”, concluiu Gaguim.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Força do Povo