Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em cerimônia realizada no início da noite desta terça-feira (21), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, lançou o Canal Oficial da Corte no YouTube, o site de vídeos mais acessado da web.

A página, disponível no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral, é mais uma ferramenta criada para aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral dos cidadãos, que agora passam a ter acesso ampliado às atividades e julgamentos do Tribunal.

O objetivo do canal é dar visibilidade, gratuitamente, aos vídeos produzidos pela equipe de jornalismo do Tribunal, relativos a julgamentos importantes, reportagens, programas e filmes das campanhas de esclarecimento da Justiça Eleitoral. A iniciativa é resultado de um protocolo de cooperação com a empresa Google, que administra o YouTube.

“Este é um novo instrumento que homenageia o princípio constitucional da publicidade dos atos do Poder Judiciário e uma forma moderna, atrativa e dinâmica de a Justiça como um todo, particularmente a Justiça Eleitoral, prestar contas à sociedade e facilitar o acesso às decisões e atividades relevantes, bem como a compreensão sobre elas. Tenho certeza que este é mais um instrumento útil para que o cidadão possa conhecer melhor e se aproximar mais da Justiça Eleitoral”, destacou o presidente do TSE ao lançar oficialmente a página.

Em seguida, autoridades,alunos de Direitoe jornalistaspresentes à solenidade assistiram a um vídeo produzido especialmente para a ocasião, que detalha o funcionamento do canal e apresenta seus atrativos.

Conteúdo

O novo canal disponibiliza ao cidadão vídeos postados diariamente sobre o dia a dia do TSE e da Justiça Eleitoral. Os principais julgamentos realizados pelo Tribunal também estão na página, além das mais recentes edições dos programas Brasil Eleitor e Eleições Gerais.

O internauta ainda tem acesso a reportagens de serviço ao eleitor, com dicas importantes para quem vai às urnas no próximo dia 3 de outubro. E conta também com os filmes das campanhas de esclarecimento ao eleitorado, produzidos pelo TSE.

A história e as peculiaridades da urna eletrônica, o microcomputador utilizado nas eleições brasileiras desde 1996, são outros assuntos destacados nos vídeos do canal.

Interatividade

O Canal Oficial do TSE do YouTube é mais um mecanismo de aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade. Além da nova página, o Tribunal oferece aos cidadãos acesso às suas atividades e decisões por meio do seu site na internet – que teve em um mês cerca de dois milhões de acessos, do Portal da Justiça Eleitoral e de uma página no Twitter, onde são postadas diariamente informações sobre a Corte.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TSE