Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante uma hora o candidato do PMDB da coligação Força do Povo, Carlos Henrique Gaguim vai debater com o tucano ex-governador Siqueira Campos da coligação Tocantins Levado a Sério na noite desta terça-feira, 28.

O debate, que será mediado pelo jornalista Sandro Dalpícolo, começa às 21 horas com o sorteio entre os candidatos para escolher qual começará com as perguntas.Se um dos candidatos não chegar 15 minutos antes do horário marcado para início não poderá participar e a emissora fará uma entrevista com o candidato que compareceu.

Cada candidato poderá levar seis pessoas que ficarão em sala reservada, mas apenas dois, assessores ou não, poderão ter acesso ao estúdio. Nos intervalos apenas uma pessoa poderá trocar informações ou falar com o candidato.

Mesmo nessa onda de denuncismo desta reta final de campanha não será possível exibir nenhum tipo de panfleto nem material escrito às câmeras durante o debate e segundo as regras, os direitos de resposta em caso de ofensa ao adversário será de 1 minuto após análise da produção do debate.

Não há previsão para aglomeração de militâncias já que num raio de até mil metros da emissora não poderá colocar telões nem fazer mobilizações políticas.

Blocos

Serão quatro blocos sempre com perguntas de Siqueira para Gaguim ou vice-versa atendendo a ordem do sorteio. O matemático Osvald de Souza foi quem elaborou as regras.

Os candidatos vão debater sobre dois temas livres e dois já determinados, cada um sorteado uma vez. A ordem sempre será primeiro sorteio, depois pergunta, em seguida resposta, réplica e depois tréplica.