Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No último bloco entre os candidatos quem começou com a pergunta foi o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) que perguntou sobre a opinião de Siqueira com relação ao bolsa família.

O ex-governador Siqueira Campos (PSDB) elogiou o programa e propôs duplicar o valor repassado aos beneficiados. O tucano disse que o programa foi criado depois do bolsa-escola que tinha no Estado.“É um programa para ajudar o pobre a sobreviver”, disse.

Na réplica, Gaguim disse que no seu governo a distribuição de bolsas virá junto com a qualificação profissional. “Aumentando não só o dinheiro mas também a qualificação”, disse. Nesse momento ele lembrou o programa Pioneiros Mirins.

Siqueira usou a tréplica para dizer que há beneficiados do Programa Pioneiros Mirins com pagamento atrasado e criticou ainda a condução do programa.

Em seguida foi a vez de Siqueira perguntar e ele indagou sobre o combate ao crack no Estado. “Em primeiro lugar com projetos”, disse Gaguim questionando a falta de clínicas de reabilitação para dependentes.

O peemedebista citou, neste momento, a fazenda da esperança, projeto voltado para recuperação de dependentes. Gaguim disse ainda que está fazendo a parceria com os prefeitos e igrejas para combater o crack. “Eu assumo a responsabilidade que vamos melhorar”, disse.

Já na réplica, Siqueira falou sobre a Fazenda da Esperança e questionou a falta de aplicação do dinheiro do fundo anti-drogas.Na tréplica, Gaguim afirmou que o Estado está cuidando das pessoas. “Ele arrumou só o terreno”, disse se referindo à fazenda da esperança.

Considerações finais

Depois das perguntas, Gaguim foi o primeiro a fazer as considerações finais. “Não acredite nessas denúncias infundadas, porque isso é papel deles”, frisou. Gaguim falou à várias categorias e disse que quer governar com o povo. O peemedebista agradeceu a todos os aliados inclusive os integrantes se sua chapa majoritária.

Já Siqueira se despediu em tom conciliatório e leu as considerações finais citando inclusive um trecho do “pai-nosso”. Ele falou em vitória “consagradora”.

O debate acabou às 23h56 minutos.