Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um dia depois das eleições que deu a vitória ao ex-governador Siqueira Campos (PSDB), o Partido dos Trabalhadores fez uma avaliação ao Conexão Tocantins do desempenho do partido no pleito. O presidente interino, Herlan Torres afirmou que os problemas internos fizeram com que a legenda não conseguisse eleger Paulo Mourão para o senado e ainda nenhum representante para a Câmara Federal.

“Isso foi conseqüência do comportamento de alguns dentro do partido”, afirmou citando o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Torres disse que a falta de união dentro da sigla prejudicou a eleição de candidatos.

“Primeiro de tudo erramos na estratégia para federal, nós dividimos nossos próprios votos”, afirmou completando ainda que não era necessário a sigla lançar quatro nomes polarizados. O petista Donizeti Nogueira foi o que mais se aproximou de conseguir uma cadeira na Câmara e teve 25.031 votos, seguido por Darci Coelho com apenas 11.071.

Nesse sentido, Torres salientou que apenas um nome deveria ser defendido pelos membros do partido. “Aqui em Palmas mesmo o prefeito Raul que era um grande amigo do Donizeti mas contribuiu muito para a derrota dele”, frisou.

Senado e surpresa com derrota de Gaguim

Já Mourão, ficou em último lugar na disputa entre os candidatos ao Senado e teve 21,86% da preferência do eleitorado. O candidato também não teve o apoio do prefeito de Palmas nem de muitos outros membros do partido.

Questionado se o partido se arrependeu de não ter seguido com a candidatura própria, o presidente disse que não. “seria bom porque os eleitores teriam mais uma opção mas dentro do grupo que estivemos conseguimos fazer uma discussão bacana e contribuímos muito na aliança”, falou. O número de abstenções no pleito equivaleu a 18,49%.

Sobre a derrota do candidato que o partido apoiou, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o presidente salientou que foi uma surpresa para o partido. “Foi realmente uma surpresa porque a eleição estava bem debatida com a sociedade”, disse.

Sucesso na Assembleia

O presidente salientou porém que na Assembleia Legislativa o partido aumentou a bancada passando de um para três parlamentares. Foram eleitos Solange Duailibe (PT) com 20.940 votos, Amália Santana com 9.085 votos e José Roberto do PT com 6.543 votos. “É uma bancada que com certeza vamos conseguir fazer um discussão interessante”, avaliou.

Comissão de ética

Na quarta-feira, 6, o partido vai reunir a executiva e os principais membros para discutir a avaliação do processo eleitoral. No mesmo dia Donizeti deve retornar ao comando da legenda e a comissão de ética deve deliberar sobre os processos pendentes contra alguns membros do partido que não apoiaram Mourão para o Senado, entre eles o prefeito Raul. “O PT continua no seu propósito mas precisamos antes depurar todas as situações referentes ao processo eleitoral”, disse.