Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Imagens Rotavirus Imagens Rotavirus

O Hospital Dom Orione (HDO), o maior hospital privado do Tocantins, sediará a partir das 8 horas da manhã, desta quinta-feira, 7, na Sala de Desenvolvimento Humano, uma reunião que tem como objetivo tratar da implementação nas unidades hospitalares do Plano Nacional das Gastroenterites, que pretende reduzir a infecção ocasionada pelo vírus causador de diarréia grave em lactentes e crianças jovens, conhecido como Rotavírus.

A reunião é organizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através do Programa de Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas, do qual são coordenadoras a gerente do núcleo de Enfermagem, Luana Santana, a assistente social, Maria Margarete Marques, e a técnica de Enfermagem, Valdete Alves. O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HDO estará dando suporte logístico e apoio técnico à realização do evento.

Todos os profissionais que atuam na área da saúde são convidados para a reunião, que deve receber também profissionais de outros hospitais da região.

Números

Segundo a Sesau, a implantação do Plano Nacional conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo conhecer o perfil das diarréias causadas por Rotavírus em crianças menores de cinco anos em todo o Estado. O Rotavírus é considerado uma das causas mais comuns de diarréia grave na infância, sendo responsável por cerca de 25% dos óbitos nos países em desenvolvimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Dom Orione