Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) está capacitando brigadistas do Corpo de Bombeiros para atuar no combate à dengue e à leishmaniose na Capital. Os brigadistas vão conhecer os vetores dessas endemias, através do Laboratório de Entomologia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta sexta-feira, dia 15, às 9 horas, na sede do CCZ, à TO 080, saída para Paraíso do Tocantins.

Os brigadistas vão atuar, junto com os agentes de endemias do CCZ, no manejo ambiental da dengue e da leishmaniose, “vão nos auxiliar na eliminação de possíveis criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e palha, vetores dessas doenças. Para isso, é necessário que conheçam as fases de evolução e tenham todas as informações sobre esses vetores”, explica o secretário da Saúde, Samuel Bonilha.

Bonilha alerta a população ainda para a necessidade de se se manter um ambiente livre de água parada e de resíduos de alimentos. “Essa é a melhor forma de prevenção e de combate a dengue e à leishmaniose, pois, cerca de 90% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das residências e somente com a colaboração da comunidade, vamos diminuir o número dessas doenças”, assegura o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus