Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

A fim de resguardar o status sanitário do Tocantins, considerado livre de febre aftosa com vacinação, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – imunizou 100% dos 27.187 bovinos existentes na Ilha do Bananal. A ação ocorreu entre os dias 03 de agosto e 10 de setembro.

Para que todo o rebanho da Ilha, independente da idade, fosse vacinado contra a febre aftosa, a equipe da Adapec, formada por oito fiscais e um médico veterinário, percorreu 97 retiros. ”Além das dificuldades de locomoção, o fogo que castigou a região foi mais um fator que teve que ser superado pelos nossos técnicos”, explica o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo Carlos.

Do rebanho total, 5.787 cabeças são de propriedade indígena e 21.400 pertencentes a produtores não indígenas. Todo o trabalho foi realizado pela Adapec, sem despesas ao produtor/retireiro, que custeou somente a vacina. Já as despesas com a aquisiçao das doses para a imunização do rebanho pertencente aos indígenas, correu por conta do Governo do Estado.

Ilha do Bananal

Localizada na região sudoeste do Tocantins, cercada pelos rios Araguaia e Javaés, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, com uma área aproximada de dois milhões de hectares. Como fica alagada a maior parte do ano, a vacinação antiaftosa dos animais é feita anualmente e ocorre no período de estiagem das chuvas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Adapec