Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os universitários tocantinenses conhecerão na próxima quinta-feira (21), às 20h, na Bianco Club & Lounge, a equipe vencedora do Desafio Sebrae 2010 no Tocantins. Será premiado o grupo que atingiu a maior pontuação.

Inscreveram-se no Desafio Sebrae 2010, mais de 4800 universitários tocantinenses, divididos em 1.135 equipes que variam de 3 a 5 componentes. Somando as dez edições, cerca de 12.400 universitários do Estado já participaram do jogo e uma equipe já conseguiu chegar a uma final nacional, o que para a interlocutora local do Desafio, Izana Assunção, fortalece a competitividade, incentiva os universitários a participarem desse jogo que desperta o espírito empreendedor.

O objetivo principal da simulação é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/TO, o Desafio Sebrae possibilita que os participantes gerenciem pequenos e médios negócios a partir do software, ampliando seus conhecimentos e vivenciando o espírito da administração de uma empresa, colocando em prática todas as informações adquiridas nas salas de aulas. “Em 2010, o Desafio Sebrae traz como tema o setor de fabricação de instrumentos musicais, para promover a gestão empreendedora junto ao público universitário, de onde surgirão os futuros profissionais e empresários do setor”, comenta o diretor.

Complementando, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Hugo de Carvalho, diz que o Desafio Sebrae é uma oportunidade de no mundo virtual, se comportar como profissional e atuar como se realmente fosse uma empresa real. “Apesar de ser um jogo, ali no ambiente virtual é preciso tomar decisões em todo o momento. Agir de forma errada significa o fracasso da empresa, prejuízos no negócio e, neste caso, a eliminação no jogo. A nossa expectativa é que a cada ano, mais universitários possam participar desta interessante experiência”, explica.

O jogo

O jogo já é considerado o maior business game do mundo. No decorrer do game, a coordenação do jogo, executada pela Coppe/UFRJ, começa a enviar os problemas para as equipes. Os integrantes das equipes se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução, que é enviada de volta à coordenação. Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais as decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá.

O desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio Estado, divididas em chaves. As duas últimas fases, a semifinal nacional e a final nacional serão realizadas em Brasília, em comemoração aos 10 Anos do Desafio Sebrae. Os prêmios para os vencedores estaduais são cursos no Sebrae e a viagem a Brasília. Na capital federal, onde ocorrerá também a semifinal nacional, sairão as oito melhores equipes do Brasil, que disputarão a final nacional, também em Brasília. A equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros de empreendedorismo na Europa.

Saiba mais

O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Podem participar do game estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no 1º semestre do ano corrente do jogo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae