Foto: Divulgação/ CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convoca presidentes de entidades e membros da diretoria da entidade para uma Assembleia Geral Extraodinária que acontece dia 9 de novembro, às 10h, no Hotel Nacional em Brasília.

Em pauta, assuntos de interesse do municipalismo como o novo portal Cidade Compras, a construção da nova sede e discussões sobre a linha de atuação da CNM em 2011.

Na convocação para o encontro, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que os Municípios estarão, a partir do próximo ano, diante de um novo governo e um Congresso Nacional parcialmente remodelado. “Precisamos estabelecer as diretrizes de trabalho, linhas de atuação política e práticas de mobilização para o alcance dos principais objetivos do movimento”, completa Ziulkoski.

Outro ponto preocupante é a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cuja receita, neste exercício, ainda é 9% inferior àquela realizada no exercício financeiro de 2008, em termos reais. Segundo Ziulkoski, os Municípios estão enfrentando um aumento de custos. É necessário reivindicar complementação financeira junto ao governo federal e construir uma proposta permanente de ampliação dos recursos do Fundo.

Mobilização

No dia posterior à assembleia, 10 de novembro, a CNM também agendou a mobilização O movimento municipalista, o novo governo e o Congresso. O encontro é a oportunidade para apresentar aos prefeitos presentes o resultado das discussões da assembleia, além de ouvi-los e acatar sugestões. A mobilização acontece no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, também em Brasília.