Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir das 19 horas desta sexta-feira, 05, a Galeria de Artes Mauro Cunha servirá de espaço para mais uma exposição de artes plásticas. A exposição “Galeria Caixa Brasil” é a maior mostra simultânea já realizada no Brasil.

Além da capital tocantinense, as outras 26 capitais brasileiras poderão conferir parte do rico acervo da Caixa Economica Federal. Ao todo são 600 obras que ficarão expostas até o dia 28 desse mês. Em Palmas o público poderá conferir entre as 12 e 18 horas, 21 dessas obras de nomes como Antônio Poteiro, Djanira, Fausto, Lazzarini, Enrico Bianco, Pietrina Checacci Desiree e Jarbas Juarez entre outros.

As exposições, com entrada franca, serão montadas nas cinco unidades da CAIXA Cultural (Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e em museus e galerias de arte de instituições parceiras nas demais cidades.

Para a Fundação Cultural do Tocantins a abertura dessa exposição na Galeria Artes Mauro Cunha, representa o reconhecimento de um espaço seguro e comprometido com a consevação das obras e difusão da cultura, já que esses aspectos são decisivos na escolha das galerias e museus que acolherão a exposição.

Os visitantes além de apreciarem as obras poderão também votar em três obras preferidas, essas se juntarão as mais votadas das outras 26 cidades, compondo mais cinco mostras, que serão expostas nos cinco espaços da CAIXA Cultural pelo país, em comemoração aos 150 anos do banco, em janeiro de 2011.

Acervo artístico da Caixa

A CAIXA possui um acervo artístico composto por quase 2 mil obras entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras. A formação desse acervo deu-se por aquisições de coleções temáticas – que tem como marco o ano de 1968, quando a CAIXA começou a encomendar obras de renomados artistas brasileiros; pela incorporação de 246 obras do acervo do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986; passando pela aquisição da Coleção Brasília, em 1987, a coleção do V Centenário em 1998/9 e, também, por algumas doações de artistas expositores.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fundação Cultural