Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: André Camargo

Foto: André Camargo

A bancada de senadores e deputados federais do Tocantins se reúne nesta terça-feira, 09, em Brasília, às 16hs, na Liderança do Partido da República, no Senado Federal. Os principais pontos da pauta são a liberação das emendas do Orçamento 2010 e a proposta dos parlamentares para o próximo Orçamento Federal (OGU 2011). Segundo o coordenador da bancada tocantinense, senador João Ribeiro, grande parte dos recursos ainda não foram empenhados e caso não sejam executados até 31 dezembro, os parlamentares serão obrigados a reapresentarem as emendas para o próximo ano.

Não podemos perder esta oportunidade - alertou o senador, que apesar de ser líder de um partido da base do governo e membro do Conselho Político do presidente Lula, reconhece que em se tratando da divisão dos recursos federais, “somente a união das forças políticas do Estado pode sensibilizar o governo federal sobre a importância dos recursos para o nosso Tocantins”.

Orçamento 2011

Já no debate sobre o orçamento para 2011, a previsão é que cada parlamentar apresente sua sugestão, que apesar de não ter limite, precisa ser coerente com a realidade do Estado e ter a aprovação do relator geral do Orçamento, este ano sob a condução do senador Gim Argello (PTB/DF).

Centro Nacional da Pesca do Tocantins

Uma das propostas a ser discutida na reunião de amanhã, será a aparelhagem do Centro Nacional da Pesca, Aquicultura e Sistema Agrícola do Tocantins. O Executivo já assegurou investimentos de R$ 12 milhões para a construção e custeio do Centro. Faltam agora recursos para a aquisição de moveis e equipamentos dos laboratórios.

O diretor da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno da Rocha, já esteve com os senadores João Ribeiro e Kátia Abreu, além de outros parlamentares, para reforçar solicitação de emenda de bancada no valor de R$ 10 milhões para o Centro. O coordenador da bancada, João Ribeiro se comprometeu a defender a solicitação da Embrapa.

A unidade da Embrapa deve gerar pelo menos 90 empregos diretos, via concurso público previsto para dezembro deste ano, e cerca de 2 mil indiretos. A instalação do Centro no Tocantins permitirá o aumento da produção de peixes no Estado, que já é um dos maiores produtores do país. “Além do pescado poder ser utilizado na merenda escolar, reforçando a nutrição das crianças, eu espero que seja, num futuro próximo, um dos principais itens de nossa exportação para outros estados e para o exterior”, declarou o senador João Ribeiro.

Estão previstas as presenças dos deputados federais Eduardo Gomes (PSDB), Laurez Moreira (PSB), Nilmar Ruiz (PR), João Oliveira (DEM), Osvaldo Reis (PMDB), Vicentinho Alves (PR), Lázaro Botelho (PP) e Moisés Avelino (PMDB); bem como os senadores Leomar Quintanilha (PMDB) e Kátia Abreu (DEM). A coordenação dos trabalhos caberá ao senador João Ribeiro (PR).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ João Ribeiro