Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, por meio da Unidade Regional de Araguatins, realizou na manhã desta terça-feira, 09, a segunda etapa da soltura de tartarugas da amazônia e tracajás no Cais do Porto, localizado na bacia do Araguaia nas mediações do município de Araguatins. Na primeira etapa da ação no município foram devolvidos à natureza cerca de três mil filhotes.

Participaram da soltura os alunos das escolas estaduais Osvaldo Franco, Leônidas Gonçalves, APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araguatins e Creche municipal. Além de várias autoridades locais entre elas, representantes do município, parceiros e colaboradores do projeto.

Nesta segunda etapa foram soltos cerca de 6 mil filhotes de tartarugas e tracajás que desde o final do mês de maio a equipe técnica está atuando no monitoramento das covas de dos animais. Esse trabalho consiste na identificação das covas, cuidados com a desova e monitoramento dos ovos e filhotes. De acordo com o gerente da Unidade, Mauro Antonio dos Santos a base continua com os trabalhos de monitoramento, pois os ovos de filhotes ainda estão eclodindo.

Para o presidente do Naturatins, Stalin Júnior, a intenção é incentivar a aproximação das comunidades com o meio ambiente através do cuidado com estes animais que serão devolvidos à natureza.

A próxima soltura dos quelônios está prevista para acontecer nesta sexta-feira, 12, no município de Brejinho de Nazaré. Desde sua criação em 1995 a ação já contribuiu para que os animais saíssem, em 2003, da lista de espécies ameaçadas a extinção.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Naturatins