Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

No “país do futebol”, essa paixão do brasileiro traz lágrimas e alegria aos torcedores. O Consórcio Estreito Energia – Ceste traz parte dessas duas emoções na exposição “Drama e Euforia – o Brasil nas Copas de 50 a 70”, realizada em parceria com o Arquivo Nacional e as prefeituras dos 12 municípios da área de abrangência da Usina de Estreito nos Estados do Maranhão e Tocantins.

Em cartaz no Município de Estreito (MA), no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, “Drama e Euforia – o Brasil nas Copas de 50 a 70” foca suas imagens em seis copas do mundo: 1950 (Brasil, vice-campeonato), 1954 (Suíça, eliminado na terceira rodada), 1958 (Suécia, Campeão Mundial, com Péle e Garrincha), 1962 (Chile, Bicampeão Mundial, sem Pelé – contundido -, mas com o Garrincha, Amarildo e Vavá), 1966 (Inglaterra, derrotado), 1970 (México, Tricampeão Mundial com Pelé, Rivelino, Gerson, Tostão e Carlos Alberto).

Nas fotos em preto e branco, imagens também de torcedores ilustres – como os presidentes brasileiros Getúlio Vargas, João Goulart e Emílio Garrastazu Médici – e anônimos comemorando as conquistas, na maioria das vezes conhecida pelas ondas do rádio. Dessa forma, a exposição também proporciona um breve passeio pela história do País.

O prefeito de Estreito, José Gomes Coelho, disse não ter dúvidas da grande dimensão de mais essa ação cultural promovida pelo Ceste. “Essa exposição vem trazer a esses jovens a oportunidade de conhecer o passado brilhante do futebol brasileiro, mostrando o que o Brasil já fez pelos estádios internacionais, nos alegrando pelo mundo afora”, acentua o prefeito.

Para a Diretora de Socioeconomia do Ceste, Norma Villela, a exposição é mais uma oportunidade do Consórcio promover uma ação positiva na cultura, em sua área de abrangência. “É uma alegria enorme trazer mais uma exposição com o Arquivo Nacional, nosso grande parceiro, a esse público jovem e adulto daqui da região”, comemora.

Concurso de Redação

Paralelo à exposição, o Ceste promove um concurso de redação sobre o mesmo tema da mostra fotográfica para alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), da rede pública municipal ou estadual (caso o município não disponha de rede de ensino), com idades entre 11 e 17 anos.

As inscrições podem ser feitas até o terceiro dia da exposição e cada escola poderá participar com até 10 redações, cabendo ao próprio centro de ensino a pré-seleção dos textos. Caberá à direção da escola e/ou coordenador ou professor efetivar a inscrição das redações, entregues anexadas à uma ficha de inscrição, que pode ser obtida nos locais onde a exposição ocorre.

Os três primeiros colocados de cada município receberão certificados, sendo que o vencedor será premiado com um troféu do concurso. Os nomes dos primeiros colocados serão revelados no último dia da exposição.

Alunos da 6ª série do Colégio Transamazônico e da Escola João Martins, Bruno Vanderlei e Ana Lídia Galvão, ambos com 12 anos, passeavam pela exposição e faziam anotações.

“Gostei muito da ideia da exposição e também da redação. Não costumamos ter essa chance de ter algo bom assim na nossa cidade e estou também me preparando para o concurso”, responde Bruno Vanderlei ao questionamento sobre as anotações que fazia. Já Ana Lídia, acredita que tanto a exposição como o concurso são uma maneira diferente de aprender. “Estou me sentindo muito incentivada em conhecer melhor a história do futebol brasileiro”, opina.

Até março de 2011, a exposição terá percorrido os 12 municípios compreendidos pela UHE Estreito. O próximo município a receber o acervo fotográfico do Arquivo Nacional é Aguiarnópolis (TO), entre os dias 22 a 26 de novembro. Em Estreito (MA), a exposição permanece até o dia 18 novembro, aberta ao público sempre das 14 às 18h.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito